Qual é o melhor curso de inglês do Brasil?

A resposta para essa pergunta, infelizmente, não é assim tão preto no branco. Primeiro, porque formatos e metodologias de ensino de idiomas são tão variados que, no final das contas, acaba sendo uma questão de preferência. Segundo, porque não há um órgão que determine o melhor curso de inglês do país de acordo com um ranking, ou mesmo que os regulamente.

Cursos de idiomas são classificados como cursos livres pelo Ministério da Educação, e não há um exame nacional (como existe o Enade para as instituições de ensino superior) que avalie a proficiência em inglês dos alunos formados.

Dito isso, há sim critérios que podemos avaliar para tomar essa decisão, inclusive, já tratamos aqui na Revista QB o que considerar nessa escolha de uma escola de idiomas. Abaixo, relacionamos algumas escolas que foram citadas várias vezes em rankings independentes e que podem servir como pontapé inicial para sua pesquisa. Pronto para conferir?

Melhores cursos de inglês do Brasil

  • Cultura Inglesa
    Bastante reconhecida, a Cultura Inglesa já tem mais de 80 anos de atuação no mercado e foi considerada uma das instituições de ensino com o maior número de professores qualificados internacionalmente. Com 60 mil alunos e 79 unidades em quatro estados e no Distrito Federal, a escola oferece também atividades práticas complementares ao ensino do inglês.
  • CNA
    O CNA atua há 45 anos e tem hoje cerca de 400 mil alunos em aproximadamente 600 escolas por todo o país. Sua metodologia combina componentes presenciais e a distância e prova final do curso de inglês para adultos é o exame para o certificado internacional Cambridge English: First (FCE).
  • Wizard
    A Wizard oferece cursos em oito idiomas (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Português para estrangeiros, Japonês e Chinês) e é pioneira no ensino de inglês em Braile. Foi criada em 1987 e é a primeira também a utilizar a certificação internacional TOEIC como modelo pedagógico. Conta atualmente com mais de 1200 escolas distribuídas pelo Brasil, além de possuir filiais nos Estados Unidos, Japão, Paraguai e Costa Rica.
  • CCAA
    Conta com mais de 210 mil alunos matriculados entre os cursos de inglês e espanhol, distribuídos entre cerca de 800 unidades pelo Brasil. O CCAA atua no segmento de ensino de idiomas há 57 anos e o material pedagógico é elaborado por uma editora própria.
  • Alumni
    Desenvolvido a partir das necessidades específicas do público adulto, a Alumni foi fundada em 1961. Além de cursos de inglês com diferentes finalidades, também oferece assessoria oficial para quem quer estudar nos Estados Unidos e flexibilidade para realizar atividades em qualquer hora ou lugar com o componente online proprietário da escola.
  • Wise up
    A escola foi fundada em 1995 e conta com mais de 300 unidades em 5 países. No Brasil, está presente em 19 estados e no Distrito Federal. Suas técnicas são focadas no público adulto que deseja aprender inglês em pouco tempo, com conteúdo que também envolve disciplinas para o desenvolvimento profissional dos alunos.
  • Cel Lep
    O Cel Lep iniciou suas atividades em 1967, nas salas do extinto Liceu Eduardo Prado, em São Paulo. É focado no ensino presencial, com mais de 80 unidades próprias e dezenas de parcerias com outras instituições educacionais.
  • Yázigi
    Há mais de 60 anos, o Yázigi utiliza temas do cotidiano de seus estudantes para fazer com que ele viva o idioma que deseja aprender. A escola conta hoje com 300 unidades distribuídas pelo país, que atendem a cerca de 70 mil alunos por ano.

Deixe um comentário