Trade turístico vai divulgar roteiros de Roraima durante Salão neste final de semana

    Roraima terá, pela primeira vez, um evento voltado para divulgar seus roteiros turísticos já consolidados e reunir em um só lugar as empresas que fazem parte desse segmento que só cresce no estado. O 1º Salão do Turismo de Roraima acontece a partir desta sexta-feira (15) e segue até domingo (17), dentro do  Roraima Garden Shopping.

    Todos os dias haverá exposição das 16 empresas participantes como pousadas, agências e locadoras bem como a apresentação de atividades como ‘Roraima nos ares’, que terá o balonismo e parapente como atrativos turísticos. A programação do evento conta ainda com a realização de uma série de palestras gratuitas abertas ao público visitante.

    Os temas vão abordar desde a importância da formação profissional para o mercado à discussões sobre o turismo e sustentabilidade. Haverá ainda palestras tratando de roteiros turísticos em Roraima como a observação de aves, turismo de pesca no Baixo Rio Branco, e parapente e balonismo. Também fazem parte do encontro, palestras que vão discutir as interfaces entre turismo, gastronomia e tradições indígenas; e as corridas de rua e turismo.

    De acordo com um dos organizadores do Salão, o empresário Hélio Zanona, a intenção da iniciativa é fazer um movimento de “dentro para fora”, ou seja, divulgar Roraima primeiro para quem vive aqui, para que as pessoas que moram no estado conheçam as atividades turísticas existentes aqui. “Portanto, a finalidade é promover o que Roraima tem feito em relação ao turismo, o que tem a ofertar de produtos turísticos, todos já comercializados e consolidados”, explica, ressaltando que a ideia dos organizadores é sair da discussão pura e simplesmente de que o estado possui apenas um potencial turístico. “Já está acontecendo. Temos empresas com mais de 20 ou 10 anos de atuação com produtos consistentes. Ou seja, empreendedores que sustentam suas famílias com os negócios dessa área”, completa.

    Na avaliação do empresário, o momento também é de oportunidades em meio a crise econômica e política no país vizinho, a Venezuela. “De certa forma, a situação se transforma em uma oportunidade porque nós deixamos de ser um corredor para Venezuela e passamos a ser um destino final. E é o momento que podemos aproveitar essa oportunidade observando como público alvo o turista amazonense. Essa será, inclusive, uma próxima ação que o grupo pretende fazer: uma ação de promoção de Roraima em Manaus”, adiantou.

    O 1º Salão do Turismo de Roraima é uma realização do Boa-Vista Roraima Convention and Visitors Bureau, que é a associação que reúne todos os empresários do turismo e foi criada com um objetivo comum de promover o destino Roraima como um todo e captar eventos e turistas para o estado. O evento acontece dentro da ExpoServiços, a maior feira de serviços do estado.

    Hélio Zanona explica que a partir da associação, os empresários criaram o movimento Turismo Mesclado, criado para definir as estratégias de mercado. “Desse grupo foram definidas algumas ações como a reativação da Associação [Convention and Visitors], porque é quem representa toda a cadeia produtiva do turismo. O movimento, portanto, estabeleceu algumas ações para promoção do destino e também para exercitar a integração entre as empresas”, explica Zanona, ressaltando que o Salão é uma dessas ações que fará parte da programação do movimento.

    INSCRIÇÃO

    Quem tiver interesse em participar das palestras, pode fazer inscrições no site do TicketPhone. O link para se inscrever é https://ticketphone.com.br/site/evento/-/465. Abaixo a lista completa das palestras gratuitas do Salão do Turismo.

    Dia 15/03

    21:00 – A formação profissional para o mercado turístico de Roraima

    Palestrante: SENAC

    Dia 16/03

    21:00 – Turismo e Sustentabilidade – os desafios à visitação turística no Monte Roraima

    Palestrante: Magno Souza, Roraima Adventure

    Dia 17/03

    17:00 – Turismo de observação de aves em Roraima

    Palestrante: Jorge Pavani, Roraima Bird Watching Brasil

    18:00 – O turismo de pesca no baixo Rio Branco

    Palestrante: Wallace Porto, Porto Tur

    19:00 – Cultura e Turismo: interfaces entre gastronomia e tradições indígenas roraimense

    Palestrantes: Enoque Raposo, Beto Bellini

    20:00 – Roraima nas alturas: parapente e balonismo como ações de aventura

    Palestrantes: Andressa Guilherme, Ricardo Loureiro

    21:00 – Corridas de Rua e Turismo: uma análise das corridas 09 de Julho e Tepequém Uphill sob a ótica do turismo

    Palestrantes: Hélio Zanona, Fabiano de Cristo

    Deixe um comentário