12º Encontro Interestadual do PUFV estima reunir mil educadores

Promovido pelo Sicredi, evento será nos dias 29 e 30 de agosto, de forma online, com palestras a profissionais da educação de oito Estados; inscrições para participação já podem ser feitas
Foto: Divulgação
Legenda: O historiador, professor e escritor brasileiro Leandro Karnal será um dos palestrantes do evento

Contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera é o propósito do Sicredi, que além de disponibilizar soluções financeiras desenvolve programas sociais que impactam positivamente a comunidade. Um deles é o programa A União Faz A Vida (PUFV), desenvolvido há 28 anos no Brasil, que visa cooperar para um futuro mais justo por meio da educação, colaborando com as escolas na inovação dos modelos educacionais e potencializando os princípios e valores da cooperação e da cidadania entre crianças e adolescentes.  

Para fomentar e fortalecer essa missão, nos dias 29 e 30 agosto o Sicredi realizará o 12º Encontro Interestadual do programa na região, de forma virtual, com palestras, momentos de troca de experiências e diálogos sobre boas práticas educacionais. A estimativa é que o evento reúna mil educadores e gestores de todo o país. 

Educadores que tiverem interesse em participar do Encontro devem se inscrever no site encontroauniaofazavida.com.br. Os participantes receberão no e-mail cadastrado o link para acesso à transmissão ao vivo, que ocorrerá pelo YouTube.    

Com o tema “Educadores, agentes transformadores”, o evento pretende impactar os participantes da rede de compromisso do programa: gestores, apoiadores, assessoria pedagógica, parceiros e educadores, para que contribuam com o processo de transformação do ambiente escolar e da comunidade, que traz resultados diretos na aprendizagem dos estudantes.  

Conduzido pela jornalista e apresentadora Marina Martins, o evento terá palestrantes nacionais, que abordarão temas relevantes para o atual contexto da educação. Na lista de palestras estão: “Transformando o espaço educacional”, ministrada por Guto Niche; “Preparando para o futuro: Oportunidades no ensino fundamental”, apresentada por Raquel Karpinski; “Cuidar de si, para transformar o outro”, com Elisa Zingano e “Educadores, agentes transformadores”, por Leandro Karnal. As duas primeiras ocorrerão no dia 29 e as últimas, no dia 30.

“Por meio do programa A União Faz A Vida oferecemos metodologias aos profissionais da educação que beneficiam a aprendizagem das crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos são protagonistas, aprendem de uma forma diferente e participativa, tendo suas vivências inseridas na teoria apresentada em sala de aula. Ao promovermos os Encontros, buscamos impactar cada vez mais educadores para que andemos juntos no propósito de transformar o ambiente escolar do país, construindo uma sociedade mais justa e próspera”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte, Daniela Lepinsk Romio. 


Sobre o Programa

Desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de educação, o PUFV tem como objetivo contribuir com as escolas no desafio de inovar nos modelos de educação e potencializar os princípios e valores da cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes. O programa beneficia instituições de ensino públicas e particulares por meio de uma metodologia própria que valoriza os saberes obtidos fora e dentro da escola. A metodologia, que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos que ajudam a explorar saberes, para além dos conteúdos escolares. 

Em 2022, o programa foi desenvolvido em 576 cidades brasileiras, com atendimento a 2.945 escolas e a participação de 42.738 educadores e 507.074 crianças e adolescentes. O número de projetos desenvolvidos chegou a 11.995.


“O PUFV está há 28 anos gerando impactos positivos para milhares de crianças e adolescentes. Mas, os resultados desses esforços estão, principalmente, no protagonismo da gestão escolar e dos educadores, que exercem um importante papel dentro das salas de aula e na sociedade, estando cada vez mais preparados para fazer a diferença no processo de transformação social através da educação”, ressalta o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.