A chef de cozinha, Denise Rohnelt, vai guiar um grupo de viajantes interessados no turismo gastronômico, aliado ao etnoturismo, à comunidade indígena Raposa Serra do Sol, em novembro. Trata-se do Workshop Gastronômico Comunidade da Raposa, que a Roraima Adventure vai realizar no dia 9 de novembro para um grupo de, no mínimo, 10 pessoas.
O público-alvo da primeira viagem gastronômica guiada no estado são estudantes, gourmets, e demais pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a cultura alimentar e indígena de Roraima.
A data não foi escolhida aleatoriamente. No período, vai acontecer mais uma edição do Festival da Panela de Barro que ocorre todo ano na Comunidade Indígena Raposa I, e nasceu com o propósito de divulgar, valorizar e fortalecer a cultura indígena por meio de exposições da arte macuxi, apresentações de rituais, palestras e oficinas.
O objetivo, portanto, é movimentar o turismo e a cultura alimentar indígena, na comunidade indígena que é a terceira do país autorizada pela Funai para realização de etnoturismo. Outras comunidades reconhecidas pela Funai são do Pará e Mato Grosso.
“A programação da viagem inicia com a saída de Boa Vista, logo pela manhã, e a ideia é proporcionar uma vivência da cultura alimentar macuxi e conhecimento dos costumes e as tradições. O grupo vai ver de perto como são feitas as panelas de barro, provar o caxiri, aprender a fazer a damorida e visitar a casa de farinha”, detalhou Denise.
A cozinheira informa ainda que esse tipo de viagem e passeios gastronômicos poderão ser ampliados, no futuro, para um período maior, incluindo visitas a feiras na Capital e a espaços que apresentam um pouco da cultura culinária roraimense. “Essa prática no restante do país, conhecida como Food Safari, leva de quatro a cinco dias e visa promover o turismo de experiência da cultural local voltado para a gastronomia”, explica.
Para garantir vaga no passeio a Raposa, é necessário entrar em contato com a agência Roraima Adventure pelos telefones (95) 3624-9611e 99115-1514. O pacote inclui transporte, taxa de entrada e oficina de damorida. O valor por pessoa é de R$270,00.