1º Simpósio de Direito da Família será no Palácio da Cultura

Os organizadores do 1o Simpósio de Direito da Família reabriaram as inscrições para o evento com mais 200 vagas. Devido a grande procura houve uma mudança no local, que foi transferido para o Palácio da Cultura, no mesmo horário, às 18h.

A primeira edição do Simpósio de Direito da Família é uma realização do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam) com o apoio da OAB Roraima, por meio da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente.

As apresentações vão tratar sobre a situação jurídica dos refugiados venezuelanos e os desafios na tutela dos direitos das crianças e adolescentes venezuelanos no Brasil. Para participar, estudantes e profissionais da área jurídica precisam acessar o site do TicketPhone (https://ticketphone.com.br/v2/332) para fazer a inscrição.

De acordo com a presidente do IBDFam em Roraima e presidente da Comissão da OAB, Denise Calil, o evento será beneficente e a organização solicita aos inscritos que no dia levem 1kg de leite em pó ou 3 kgs de alimentos não perecíveis. As doações serão distribuídas aos abrigos montados em Boa Vista e Pacaraima.

“O enfoque todo é jurídico, mas por se tratar de um evento beneficente, o que a gente busca é envolver a parte acadêmica com o exercício da solidariedade porque se trata de uma crise humanitária”, explicou Denise.

Sobre o conteúdo e os palestrantes, ela contou que a advogada Irineia Maria Braz Senise e o juiz Fernando Freitas da Silva foram convidados para participar dessa primeira edição do Simpósio. “Os dois estão vindo a Roraima na condição de observadores da crise do fluxo migratório no estado. Eles vão fazer uma pesquisa que será apresentada no congresso da Enapa (Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção), no Mato Grosso do sul. Então aproveitamos a passagem deles aqui para que pudéssemos fazer esse evento em conjunto”, explicou.

PALESTRANTES

Irineia Braz Senise é advogada, professora, doutora em Direito Internacional Público pela Universidade de Paris, além de pesquisadora no Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Londres.

Fernando Freitas da Silva é juiz do Mato Grosso do Sul, vice-presidente da Comissão Nacional de Adoção do IBDFam, doutorando em Direito pela USP. É mestre em Direito e possui inúmeras especializações e é professor da Escola Superior da Magistratura sul-mato-grossense.

Fonte: Ascom OABRR