Integrantes de projeto social são capacitados em Empreendedorismo

Começou nesta segunda-feira, 8, no núcleo do Projeto Crescer do bairro Calungá, uma capacitação direcionada aos integrantes que fazem parte do projeto social. Ao todo, 75 adolescentes e jovens estão tendo aulas sobre características e comportamento empreendedor. A capacitação é realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa), nos turnos da manhã e tarde, e encerra na sexta-feira,12, às 17h, com entrega de certificados aos participantes.

O foco, segundo Francisca Conrado, instrutora do programa Sebrae Empreendedor Individual (SEI), é incentivar os jovens a enxergarem alternativas  no mercado de trabalho local. As aulas apresentam vários temas, entre eles, a como tornar o negócio mais lucrativo, a vender, administrar as metas estabelecidas e inovar com os produtos ofertados. “Fizemos antes uma visita para conhecer mais o projeto da prefeitura, e verificamos quais são as atividades desenvolvidas. O que me surpreendeu é a força de vontade deles através da qualificação”, explicou Francisca.

O Projeto Crescer atua diretamente com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio do projeto, eles têm noção de convivência e uma série de oficinas gratuitas como marcenaria, serralheria, panificação, técnicas de compostagem, artesanato, moda e criação, educação para o trânsito e o galpão cultural com aulas de música e dança.

“É um trabalho de encher os olhos, pois se criam opções positivas para tirar os jovens da rua e dar a eles um futuro melhor e mais digno, e esse curso empreendedor vai ajudá-los a potencializar mais o seu próprio negócio”, explicou Oswaldo Gomes, gerente administrativo do Projeto Crescer.

Alexandre Ferreira tem 23 anos e há nove meses faz parte do Crescer. Ele afirma que muita coisa mudou após integrar o projeto social. “Consegui recomeçar. Hoje penso em minha família, na conclusão do meu ensino médio e aqui estou acreditando fielmente em meus sonhos. Todas as oficinas eu procuro aprender e me qualificar. Essa chance é única e estou aproveitando e gostando bastante,” disse Alexandre.