Mais de 100 alunos das escolas estaduais indígenas Professor Genival Thomé Macuxi, Lino Augusto da Silva e Albino Tavares, localizadas na área rural de Boa Vista, receberam nesta quarta-feira, 10, certificados do programa Eleitor do Futuro, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral em parceria com a secretaria estadual de Educação e Desporto.
O Eleitor do Futuro busca a inclusão social dos estudantes, passando noções de cidadania, democracia e de como é o funcionamento da política. “Vocês têm uma oportunidade ímpar, que na minha época de estudante não tinha. Aqui foi plantada uma semente e agora é necessário cuidar para que venha dar frutos. Cultivem o conhecimento e aprendizado que vocês adquiriram neste programa. Vocês são o nosso futuro”, disse Jules Rimet, secretário de Educação.
Esta é a primeira vez que a edição do Programa é realizada em escolas da área rural e indígena. “É um momento histórico para o Programa. Ele sempre foi realizado em escolas urbanas e agora conseguimos trazer também para comunidades indígenas e área rural da cidade. A comunidade ganha agentes multiplicadores porque os alunos aprenderam como é o processo eleitoral e desenvolveram senso crítico. Eles aprenderam a importância do voto consciente e que ele é instrumento transformador”, complementou o presidente do Tribunal, desembargador Mauro Campello.
O Programa durou dois meses e os estudantes tiveram contato com a urna eletrônica, Título de Eleitor para participar da votação na escola, noções de como feita a campanha eleitoral, horário político, propaganda eleitoral e outros instrumentos.
A prática do Programa incentiva os alunos a formar partidos para defender temas como Vida e Saúde, Segurança Pública, Educação, Tecnologia e Informação e Urbanismo, concorrendo às eleições. Cada escola contou com cinco partidos, formados por cinco alunos cada. O partido Vida e Saúde, do aluno Yan de Lima, de 15 anos de idade, do 1o ano do Ensino Médio da escola Lino Augusto, venceu a disputa e ele foi eleito prefeito. “Nossas propostas foram voltadas para toda a comunidade e não somente para a escola. Focamos nas necessidades que enfrentamos no dia a dia”, disse.
Para ajudar a desenvolver as nove promessas de campanha do partido, Yan conta com um vice-prefeito e três vereadores. “Queremos cumprir com todas as promessas feitas no período eleitoral. Um das nossas propostas é conseguir a construção de uma quadra poliesportiva aqui na escola”, disse o estudante.
Na escola Albino Tavares o partido eleito foi o de Segurança Pública e na escola Genival Thomé, o de Tecnologia e Informação. “O Programa Eleitor do Futuro nos ensinou que devemos ter seriedade na escolha dos nossos representantes e que eles precisam ser comprometidos com a gente”, disse a aluna Hilary Silva, de 13 anos, da escola Genival Thomé.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social