Iphan promove I Ciclo de debates sobre arqueologia em Roraima

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Roraima (IPHAN/RR) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GEPAC) promoverão nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), a partir das 8h, o I Ciclo de Palestras e Debates sobre arqueologia em Roraima e o II Seminário de Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia: A interdisciplinaridade em questão.

A intenção das atividades, conforme a superintendente substituta do IPHAN em Roraima, Lady Loreine Oliveira, “é debater as questões referentes a arqueologia, arte e cultura”. “Inclusive convidamos vários órgãos da esfera Federal e Estadual para falar sobre o tema”, contou. O evento é aberto ao público e gratuito. Os interessados podem antecipar a inscrição pelo e-mail técnica.rr@iphan.gov.br ou no dia do local.

A programação consiste em elaboração de oficinas temáticas, exposições, mesas de debates e apresentações culturais. Na segunda-feira (22), das 8h às 10h30 haverá oficina de Grafismo Indígena. Das 10h30 às 11h30, será o momento dedicado a exposição de filmes.

À tarde, a abertura oficial do evento acontecerá às 14h e até as 18h haverá a Mesa de Debates sobre “Arqueologia e práticas de difusão acadêmica”, com mediação de Jaime de Santana Oliveira e Pedro Gasper, ambos do IPHAN/RR, Leila Adriana Baptaglin (Artes Visuais/GPAC/UFRR), José Carlos Franco de Lima (Antropologia UFRR) e Francisco de Paula Brito (História UFRR). Das 19h às 21h haverá palestra com Cristiane Bade Favreto (Artes Visuais/GPAC/UFRR) com o tema “Possibilidade de Interpretação do Patrimônio Cultural em Boa Vista”.

Na terça-feira (23), os trabalhos começarão com a palestra “Potencial arqueológico do Estado de Roraima – Pesquisas Científicas, Licenciamento Ambiental e Turismo Arqueológico”, proferido por Pedro Gaspa, das 8h às 10h30. Das 14h às 18h acontecerá Mesa de Debates com o tema “Patrimônio Arqueológico e sociedade: Sítio, interpretações e relações simbólicas” mediada por Carolina Viana Albuquerque (PEP/IPHAN/GPAC), Jaime Santana Oliveira (IPHAN/RR), Elder da Silva Marques (Comunidade Indígena do Camararén/ Raposa Serra do Sol), Ananda Machado (Insikiran UFRR) e Alichard Lima da Silva (APITSM). E para fechar o evento, haverá uma oficina sobre “Conservação da Arte Rupestre”.

 

 

Yasmin Guedes

Foto: Consulti