A secretaria estadual de Cultura publicou edital no Diário Oficial do Estado do dia 9 de agosto, com o regulamento para o Festival Makunaima 2016, a acontecer no período de 24 a 27 de agosto, no forródromo do Parque Anauá, a partir das 19h. O evento tem como finalidade difundir a cultura de grupos folclóricos nas categorias Boi Bumbá, Cirandas, Cangaços, Araras e Livre.
Mas para participar é primordial que os grupos preservem e valorizem o folclore do Estado de Roraima em suas nomenclaturas, promovam a criatividade e valorizem a diversidade etno-cultural dos povos da Amazônia. As inscrições para o Festival Makunaima 2016 estarão abertas até o dia 22 de agosto, de forma gratuita. Para isso, os grupos folclóricos deverão entregar a ficha padrão, anexada em edital, na Secult, no Departamento de Promoção Cultural Palácio da Cultura, na Praça do Centro Cívico.
Cada grupo terá tempo entre 20 a 30 minutos para apresentação. As categorias deverão obedecer aos seguintes critérios obrigatórios: Boi Bumbá – 50 brincantes; Ciranda – 30 pares ou 60 brincantes; Cangaço – 30 pares ou 60 brincantes; Arara – 60 brincantes; e Livre – 30 brincantes.
A Comissão Julgadora, constituída pela Secult, avaliará os seguintes critérios: animação, desenvolvimento temático, conjunto e evolução, coreografia, criatividade, fantasias e adereços, além de repertório musical. A apuração acontecerá no dia 27 de agosto, às 10h, no Forródromo do Parque Anauá. Os três primeiros colocados receberão Troféu e Certificado de participação.
Yasmin Guedes