Todos os dias, quem vive em Roraima conhece uma nova história de imigrantes venezuelanos, que deixaram suas casas e famílias em busca de comida, abrigo e emprego. Em meio a adultos que atravessam a fronteira para chegar até Boa Vista tem muita criança desnutrida, doente e descalça.
E para ajudar com mais essa necessidade, o grupo de amigos solidários ‘Mexendo a Panela’ iniciou uma nova mobilização humanitária para arrecadar chinelos e calçados para a criançada. “Quando chegam grupos da Venezuela com crianças, o primeiro local que vão é aqui porque sabem que nós doamos leite e fralda. Elas chegam famintas e com sede. Todos recebem um kit de higiene e comida. E começamos a perceber que as crianças não tinham chinelos e estavam com os pés machucados. Por isso, resolvemos ampliar nossos pedidos de doações e lançamos essa campanha”, explicou Áurea Onília de Sousa Cruz.
Segundo ela, as doações podem ser de chinelos a partir do número 22 até o número 37. A primeira leva de calçados doados, pouco mais de 100, já foram distribuídos essa semana aos meninos e meninas que frequentam a Paróquia da Consolata, local onde o grupo Mexendo a Panela distribui diariamente refeições aos imigrantes venezuelanos, e realiza semanalmente atendimentos de saúde.
“O nosso grupo existe há três anos. Antes de começar o fluxo migratório, o padre da paroquia, Revislande dos Santos Araújo, já fazia comida para os necessitados aqui da rua, do bairro São Vicente. Antes do fluxo migratório, a gente fazia 40 refeições por dia que eram distribuídas para as pessoas necessitadas. Com o crescimento da imigração venezuelana, hoje fornecemos três mil refeições por dia”, observa.
Áurea explica ainda que o grupo trabalha em várias linhas de frente. “Primeiro a comida todos os dias aos moradores próximos à rodoviária. Temos também atendimento às crianças de rua, às quintas-feiras, para entrega de leite, mingau e fralda. Já o atendimento médico acontece todas às sextas-feiras com pediatra”, informa.
O grupo colabora também com cursos profissionalizantes e entrega de cestas básicas. Todo o trabalho feito pelo ‘Mexendo a Panela’ é 100% voluntário. “Somos um grupo de oito brasileiros e oito venezuelanos. Não somos de nenhuma ONG, vivemos da caridade humana”, explicou, lembrando que quem quiser doar, basta se dirigir a Paróquia da Consolata, que fica na esquina da avenida Ville Roy com a rua Uraricoera. Por telefone, os interessados podem entrar em contato pelo 98116-9298.
Equipe EDUCARR