A Escola do SESI (Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado), recebeu na segunda-feira, (04) de fevereiro, para o início de ano letivo, cerca de mais 800 alunos, do Maternal ao 9º ano do Ensino Fundamental II, nos turnos manhã e tarde.
Em sintonia com a realidade e as necessidades da indústria nacional, a Rede SESI de Educação busca ofertar educação básica e continuada de qualidade, que desenvolva a capacidade de criação e inovação, a cultura empreendedora e a responsabilidade social, construindo uma educação de excelência voltada para o mundo do trabalho.
Neste ano, a Escola aumentou o número de vagas para 975, as quais contemplam, industriários, conveniados, comunidade em geral. Ainda irá oportunizar às pessoas de baixa renda, o ensino de qualidade por meio do Edital de Gratuidade 2019 disponível no site (www.sesiroraima.com). Além disso, estão sendo disponibilizadas mais 308 vagas para os trabalhadores da indústria que ainda não concluíram o ensino regular.
Para saber detalhes de como ingressar na Rede SESI, os pais ou responsáveis podem procurar a secretaria da Escola, na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 – Aeroporto ou ligar nos telefones: (95) 4009-1895/ (95)9126-0099.
Ciência e Tecnologia
A Escola do SESI (Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado) foi a primeira do Estado de Roraima a implantar na grade curricular de ensino, a disciplina de Educação Tecnológica. Em 2007 em parceria com a Empresa ZOOM e o SESI Nacional, implantaram o Projeto Lego Zoom, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades por meio da iniciação tecnológica.
Após três anos, em 2010, foi realizada a primeira Feira Lego Zoom. O projeto foi uma parceria entre o SESI Nacional e a Education For Life, empresa representante da Lego no país. Em 2013, a Robótica passou a fazer parte oficialmente da grade curricular, elevando ainda mais a qualidade de ensino e alcançando todas as séries do ensino fundamental.
Em 2014, a escola comemorou o primeiro lugar na XXII Feira Estadual de Ciências de Roraima e IV Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional com o projeto Determinador de Agrotóxico.
Em 2018 dois projetos da Escola do SESI/RR, conquistaram o 2° e 3° lugares na Feira de Ciências de Roraima, VIII Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e IX Torneio Estadual de Robótica Educacional. No mesmo ano, na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a equipe Macunaima (nível 1), venceu em 1º lugar como a Melhor Equipe do Estado, a equipe Win Time venceu na categoria do melhor Design de Robô, e fechando o ciclo de premiações, a escola do SESI recebeu o título de Melhor Escola Privada em Educação Tecnológica pela organização da OBR.
Novo Ensino Médio
O SESI Educação vai iniciar ainda no primeiro semestre de 2019, as primeiras turmas do 1º ano do Ensino Médio, onde a metodologia utilizada será com de acordo com a Nova Reforma na Educação Brasileira, atendendo a Base Nacional Comum – BNCC. Com esse novo passo, serão implantadas duas turmas de ensino médio técnico com dois itinerários de ensino, sendo na área de eletrotécnica e redes da computação esse projeto será integrado com o SENAI. Que estará possibilitando a centenas de adolescente e jovens a oportunidade de crescimento no estudo técnico e profissional, preparando-os melhor para o mundo do trabalho. Esse é um passo importante tanto para o SESI e SENAI quanto para os pais que sempre almejaram que seus filhos concluíssem essa etapa escolar antes do ingresso na faculdade. A ideia é que mais turmas do Novo Ensino Médio sejam abertas nos próximos anos e, que esta metodologia será pioneira em nosso estado.