Diferente de alguns países, o Dia dos Pais, no Brasil, é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto. Em 2016, a comemoração caiu neste domingo, 14, ocasião em que muitos filhos, netos, esposas e companheiras aproveitam para homenagear os pais.
Mas alguns filhos optaram por dividir além do sentimento por seus pais, também a vida profissional. É o caso de Bianca e Luiz Wolkmer, filhos do empresário Jair Wolkmer, que os considera seus “braços” nos negócios.
Jair atua nos ramos de fotografia, festas e eventos e seguradora. “O meu filho, Luiz Wolkmer, administra a CNV Seguros, Consórcios e Empréstimos e a minha filha, Bianca Wolkmer, é fotógrafa na empresa [BV Formaturas]”, diz ao lembrar que Luiz começou na BV com filmagens e edição de fotografias e vídeos.
O pai orgulhoso lembra que Bianca começou na área de fotografia com 14 anos, em estúdio e na cobertura de eventos. “Empreender em família é garantir o futuro de nossas empresas, é saber que isso nunca vai acabar. Graças a Deus meus filhos gostam de trabalhar”, garante. Luiz e Bianca cursam Direito.
Jair recorda que a família está no mercado há 13 anos e que além das empresas existentes hoje, pensam em outras para o futuro. “Meus filhos são importantes nesse processo”, ressalta.
A empresária e fotógrafa Ana Paula Souza, do estúdio Photo JR, comanda, ao lado do pai, Edmilson Júnior, comanda uma empresa no ramo da fotografia e outra de eventos, e sente orgulho ao lembrar a trajetória do pai, considerado o pioneiro na instalação de estúdio de fotografias em Roraima, há mais de 25 anos. “Ele começou apenas com a fotografia e o mercado foi crescendo, ele abriu, expandiu, não somente para fotografias, mas também para formaturas”, recorda.
E foi nessa evolução que Ana Paula passou a acompanhar o pai e se tornou fotógrafa na empresa. Largou a faculdade de Fisioterapia para cursar Administração para assim, seguir com a empresa do pai que agora administra apenas a empresa de eventos. “Comecei a me interessar pela fotografia porque eu o via fotografar. Sempre viajo para fazer cursos fora e agora assumi o estúdio”, conta. Ela é a única, dos três filhos, a se interessar pela profissão dos pais. Para ela, esse desafio se tornou algo prazeroso, ainda mais porque carrega o nome do pai e da família. “É algo que ele me ensina desde pequena e pra mim é muito legal. Os clientes dele agora são meus”, relata. Ana conta que ela e Edmilson são parceiros, um troca experiência com o outro. “Não é só questão material, profissional, é família, questão de valor. Eu amo trabalhar com meu pai”, finaliza.
CURIOSIDADE – Segundo o site Brasil Escola, o Dia dos Pais no Brasil começou a ser comemorado, precisamente, na década de 1950, em 16 de agosto, devida a uma ação de publicidade pensada por Sylvio Bhering. A ideia era associar a comemoração ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo. Mas anos depois a data passou a vigorar no segundo domingo do mês.
Texto: Yasmin Guedes
Fotos: Arquivo Pessoal