Os pais de autistas de Roraima resolveram realizar um cadastro oficial de todas as famílias de pessoas com autismo que existem no estado, bem como de profissionais que atuam diretamente na formação, saúde e desenvolvimento de quem possui o diagnóstico. O 1º Cadastro Oficial da União de Pais e Pessoas com Autismo (Uppa/RR) vai acontecer neste sábado (9), durante todo o dia, no Roraima Garden Shopping.
Para se cadastrar, basta procurar o grupo que ficará em um box em frente à loja Uatt, no horário das 10h às 21h. A mãe de autista que faz parte da associação, Katianne Parente, explica que o cadastramento foi a forma encontrada para se ter uma estatística aproximada da quantidade de pessoas com autismo no estado, o que é extremamente necessário no momento em que a Uppa busca parcerias para realizar suas ações.
Segundo ela, o grupo sentiu essa necessidade, principalmente, no ano passado quando iniciaram suas ações de capacitação por meio de palestras tanto voltadas para as famílias de autistas como para acadêmicos.
“Mas não temos uma estatística no estado que nos aponte quantos autistas existem em Roraima, desses quantos são crianças adolescentes ou adultos, quantos estudam e quantos não estudam? Então, nós precisamos de uma base para tentar cobrar e buscar por políticas públicas direcionadas ao autismo”, explicou.
Além disso, ela ressalta que para voltar a planejar os próximos eventos da Associação, é necessário ter um número aproximado da população que será atingida. “Por exemplo, profissionais da saúde que estão demonstrando interesse em aprender sobre o autismo, a gente vai saber, pelo menos, a quantidade de pessoas que têm esse interesse. Seja profissional da Saúde, Educação e até Segurança, precisamos ter um cadastro para iniciar nossas ações”, completa.
Por outro lado, o cadastro servirá ainda para a criação de grupos de apoio aos pais e familiares de pessoas com autismo. “Vamos colaborar, por exemplo, direcionando sobre como agir em determinadas situações. Às vezes, o familiar não sabe mesmo o que fazer. Tem ainda famílias que não enxergam o autismo e a criança acaba não fazendo a terapia e nós queremos ajudar”, disse.
Além da ação no próximo sábado, a Uppa pretende continuar com o cadastramento ao longo da semana em lojas de parceiros da associação que já sinalizaram positivamente nesse sentido. Nesses locais estarão o formulário para cadastro. Até o momento estão confirmados os pontos de apoio na sede da Apae e na Clínica da Criança.
“Mas vamos ampliar esses locais estratégicos, como clínicas, escolas públicas e privadas, enfim lugares que acreditamos que a população possa ter interesse. Por fim, reforço o convite a qualquer pessoa que tenha a curiosidade ou a vontade de um dia trabalhar com autismo ou tem alguém na família que a pessoa acha que é, mas não tem certeza e se interessa pelo tema, para se cadastrar na nossa associação”, ressaltou.