Curso de culinária quer estimular produção de pratos regionais

Resgatar parte da força cultural roraimense que vem da culinária e ao mesmo tempo estimular a criação de diversos pratos com produtos regionais é o objetivo principal da iniciativa do Senac Roraima, ao oferecer o curso de Cozinha Regional, que começa no próximo dia 18 de fevereiro. As inscrições ainda estão abertas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados precisam se dirigir a unidade São Francisco.

A instrutora de Gastronomia do Senac, Flávia Lima, explica que essa será a primeira vez que a unidade vai abrir o curso. De acordo com ela, Roraima é um estado novo, em comparação ao restante do país, e que ainda não possui uma identidade cultural consolidada. Por essa razão, ela acredita ser importante investir na culinária regional para resgatar e fortalecer a cultural local. “Nós temos uma miscigenação muito grande de pessoas de vários estados do nosso país, assim como também de estrangeiros. Porém, a gente não possui uma identidade cultural forte. Temos a culinária indígena, mas essa base não é comercializada. A ideia é trazer as raízes e colocar produtos novos no mercado com a nossa matéria-prima”, ressalta.

Para que isso ocorra, ela explica que no curso serão utilizados produtos regionais como o tambaqui, a carne de sol, os peixes, o pé de moleque e a paçoca, para a partir deles criar variedades para o mercado, transformando-os em produtos comercializáveis. “Por exemplo, o tambaqui é um produto que já se regionalizou, mas a gente conhece muito o tambaqui assado, e por não fazer recheado? Queremos diferenciar, diversificar a partir desses produtos típicos da nossa culinária”, completa.

Ela observa ainda que a partir do momento que se estimula a criação de pratos com produtos regionais, os empresários ganham tempo e dinheiro. “Nossa intenção é acabar com aquela queixa de sempre: não vai fazer porque não tem o produto aqui. Vamos usar os produtos que temos sempre no estado e com variedade”, ressalta.

Flávia revela ainda que não somente quem já tem um negócio na área culinária pode participar. Segundo ela, o momento pode ser um estímulo para novos negócios. “Portanto, qualquer pessoa que tiver curiosidade ou interesse de aprender ou ampliar suas técnicas culinárias na área regional pode participar”, conclui.

Cozinha Regional

Período: 18/02/2019 a 21/02/2019

Horário: 18h30 às 22h30

Local: Unidade São Francisco

Investimento: R$ 230,00 ou 5xR$46,00

Descontos: alunos ou egressos do Senac, além de conveniados ganham descontos.

Informações: 2121-1916