Calouros de Engenharia da Estácio vão participar de prática sobre foguete reciclado

Uma das atividades do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Amazônia pararecepcionar os calouros do semestre 2019.1 é especial e estimulante. Na noite desta quinta-feira (28), a partir das 18h30, no campus da instituição, calouros e veteranos vão participar de uma ação experimental com o foguete reciclado, produzido com garrafa pet e terá a participação dos alunos do 3o semestre.

De acordo com a coordenadora da iniciativa e professora do Centro Universitário, Déborah Deah, o projeto foi desenvolvido pelos alunos quando estudavam a disciplina Engenharia Sustentável. A experiência já, inclusive, foi apresentada no Encontro de Iniciação Científica da Estácio do ano passado.

Segundo ela, a intenção da atividade é recepcionar os novos alunos já com uma experiência prática que consiga ao mesmo tempo estimular esses estudantes a enxergar a Engenharia com a preocupação cada vez maior a respeito da sustentabilidade. “Como engenheiros nós temos que pensar em resolver problemas e um dos problemas principais do meio ambiente hoje é que a gente usa mais do que deveria. É por essa razão que já existe a disciplina, no primeiro semestre, de Engenharia Sustentável que tem o objetivo de possibilitar ao estudante não só os conhecimentos sobre o que é ser engenheiro, mas incentivar também a pensar que não podemos usar os recursos naturais de qualquer forma. É preciso ter responsabilidade”, ressalta.

A professora acredita que apesar de tanta informação e busca pela conscientização ainda é necessário massificar o assunto. De acordo com a engenheira, prova maior que ainda não se conseguiu chegar a um pensamento sustentável por completo na Engenharia são os desastres recentes de Brumadinho e Mariana. “Não podemos pensar apenas na questão financeira. Temos que ter a responsabilidade a respeito do meio ambiente e a preocupação com as pessoas, porque se não houver responsabilidade nessa área, coloca-se a vida das pessoas em risco”, observa.

PRÁTICA

Sobre a atividade com os calouros, a professora explicou que todos eles foram convidados a participar e precisam levar uma garrafa pet para a experiência. Os alunos veteranos vão se dividir em grupos para uma espécie de competição.

De acordo com ela, os alunos colocam em prática os conceitos de Física 1, aplicados ao movimento do projétil. Os estudantes precisam calcular exatamente qual é o melhor ângulo para lançar o foguete reciclado. A ideia é alcançar a maior altura e a maior distância com o foguete.