MCTIC lança programa para impulsionar negócios tecnológicos para mulheres empreendedoras

SÃO PAULO – Durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou o Programa Empreendedoras Digitais em São Paulo.

Com a presença do ministro do MCTIC, Marcos Pontes, o evento contou com a participação de autoridades estaduais, municipais e personalidades que atuam na inclusão e desenvolvimento de ações afirmativas para mulheres.

O Programa Empreendedoras Digitais é uma iniciativa conjunta do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, Agência de Desenvolvimento de São Paulo e com execução da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

O Programa Empreendedoras Digitais promove o protagonismo feminino através do desenvolvimento de empresas de base tecnológica com presença de mulheres, seja na sua fundação e/ou em cargos de liderança e gerará cerca de 30 startups.

Propostas de todo o Brasil podem concorrer e serão acompanhadas em um processo de pré-aceleração onde possam ser impulsionadas e terem negócios organizados ao final do programa. Os projetos escolhidos também receberão uma premiação.

A assinatura do acordo na capital paulista contou com as presenças do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes; do prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas; Aline Cardoso, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Frederico Celentano, Presidente da Ade Sampa; Waldemar Barroso, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e de Ruben Delgado e Diônes Lima, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Softex.

O Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, também participou do evento oficial de lançamento do programa e disse que “cerca de 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é de mulheres, e nós queremos ampliar as oportunidades para este público e para as outras áreas tecnológicas”.

O portal para pré-inscrições de projetos já está ativo e recepcionando propostas no link

http://empreendedorasdigitais.org.br/