Boca saudável pode auxiliar no aprendizado das crianças sim. Por isso, a equipe da Unidade Básica de Saúde do Conjunto Cidadão promoveu uma ação de prevenção de doenças bucais na Escola Municipal Raimundo Eloy na manhã desta terça-feira, 16. Mais de 800 crianças realizaram escovação supervisionada, aplicação de flúor e orientações para evitar, principalmente a cárie.
Esta é uma ação promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As ações ocorrem uma vez ao ano nas escolas que são cadastradas no PSE, a partir do mês de fevereiro, quando inicia o ano letivo.
Hoje o município atende com as ações do PSE, 14 escolas municipais, uma estadual e 16 Casas Mãe. Desde fevereiro até agora, o município já atendeu 1.969 crianças com escovação supervisionada, avaliação das condições de saúde bucal e doenças crônicas (diabetes, obesidade, pressão alta, entre outros).
A estudante do 4º ano, Flávia Esthephane, 9, aprovou a ideia. “Bem legal, a gente aplicou flúor. O dentista explicou que não devemos ficar comendo doces demais. A gente fica com o sorriso mais bonito”, disse.
De acordo com o dentista Saulo Salviano, as crianças, pré-adolescentes e jovens passam pela primeira avaliação e são encaminhadas à Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para a continuidade ou conclusão do tratamento que inicia na avaliação dentro da escola. “Nós realizamos a escovação supervisionada e orientamos sobre os problemas que podem aparecer na boca. Todo esse cuidado é uma forma de prevenir problemas futuros. Todos os alunos do Raimundo Eloy receberam esse atendimento”, explicou.
O problema mais comum em saúde bucal é a cárie. O alto índice de cárie nas crianças ocasiona a perda do dente, quando é permanente, além de contribuir para um número alto de evasão escolar, por conta da dor de dente. É por isso que a prefeitura trabalha com foco na prevenção.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação