A Escola de Música de Roraima promove nos dias 17 e 18 de agosto, a primeira edição do Festival de Corais de Roraima. Com entrada franca, o concerto será no auditório da Emurr, a partir das 19h30. O evento faz parte do projeto cultural Canto e Coral, da secretaria estadual de Educação e Desportos, e conta com a participação de 16 corais de escolas da rede estadual e com o envolvimento de 800 alunos.
O projeto Canto e Coral já atendeu cerca de dois mil alunos. “Em pouco tempo já fizemos uma grande apresentação que foi a abertura e fechamento da Cidade de Natal com mil alunos. Foi um evento muito bonito”, disse o coordenador do projeto, Carlos Timóteo.
A ideia do Canto e Coral dentro das escolas é que a música sirva como ferramenta para melhorar o aprendizado, uma vez que trabalha com o lado cognitivo dos estudantes. “O aluno que trabalha música, canto e coral de forma efetiva, exercita os dois lados do cérebro e isso reflete diretamente na sala de aula, além de melhorar a concentração e autoestima”, explicou Timóteo.
As apresentações serão realizadas em três etapas. A primeira e segunda serão nos dias 17 e 18 de agosto. A última etapa será no dia 21 de setembro. No dia 17 se apresentarão os corais das escolas Ulysses Guimarães, Professor Severino Gonçalo Cavalcante, Professora Coema Souto Maior, Escola de Música de Roraima e Albino Tavares (zona rural).
Já no dia 18 as apresentações ficam por conta das escolas Raimunda Mota de Andrade, Luiz Rittler Brito de Lucena, Maria Sônia de Brito, Pastor Fernando Granjeiro e Carlos Drummond Andrade. No dia 21 de setembro se apresentam as escolas Professora Conceição Costa e Silva, General Penha Brasil, Professora Antônia Coelho de Lucena, Professora Maria de Lourdes Neves, São Vicente de Paula, Professora Diva Alves de Lima e o Instituto Batista de Roraima, escola convidada.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação