Encerra nesta quarta-feira, dia 20, o prazo para as escolas da rede pública de ensino concluírem a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar – Módulo Situação Aluno. Até a tarde desta segunda-feira (18), 10 municípios já concluíram o envio dos dados: Bonfim, Cantá, Caroebe, Normandia, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.
O município de Boa Vista, está com 85,33% concluídos; Alto Alegre com 88,89%, Amajarí, 92,31, Caracaraí 90,91% e Pacaraima com 93,02%. O módulo Situação Aluno diz respeito ao registro do movimento e rendimento dos estudantes, ou seja, nesta etapa são informados dados sobre aprovação, reprovação, transferências, falecimentos e se o aluno deixou de frequentar a escola.
“Ressaltamos que não haverá prorrogação do prazo e as escolas precisam acessar o sistema, preencher os dados e finalizar as informações. Nenhuma escola pode deixar de fazer. É nesta fase que saberemos da vida escolar do aluno, o seu rendimento escolar se, se foi aprovado , se reprovou o ano ou se deixou de frequentar a escola”, explicou Rosalete Saldanha, gerente de avaliações e informações educacionais da Seed.
Depois dessa fase, vem a etapa de correção das inconsistências dos dados enviados e após, a consolidação e fechamento do Censo Escolar. Além do número de alunos, também são registrados número de escolas, turmas e professores em sala de aula.
As informações são prestadas pela escola com base os diários de classe do professor. O gestor da unidade de ensino é o responsável pelos dados.
O CENSO – É realizado em todo o País e coordenado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é uma ferramenta fundamental para a compreensão da situação educacional do país.
Por meio do Censo é possível realizar o monitoramento e o desenvolvimento da educação, por meio de indicadores como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), taxas de rendimento, distorção idade-série, entre outros.
Além disso, os dados coletados no Censo também servem de base para estabelecer as políticas públicas na área da educação e também para o repasse de recursos oriundos do Governo Federal para o fomento das ações na área de educação.
RORAIMA – Em 2018, foram registradas em Roraima 383 escolas e 72.471 alunos matriculados na rede estadual de ensino. No interior são 64 escolas e 17.443 estudantes e na área indígena são 260 escolas e 16.076 alunos matriculados.