Alunos da Escola Estadual Maria das Dores Brasil participam de evento em São Paulo

Os alunos Axel Aredes, Isabela Gomes Araújo e Lorena da Silva Neto, da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, estão na 17° Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) em São Paulo, que vai até o dia 21 deste mês.

O projeto, coordenado pelas professoras Eliana Fernandes e Quênia Torquato,  avaliou a eficácia da utilização do extrato da planta Senna Alata L conhecida popularmente como “fedegoso” ou “mata-pasto” como larvicida para o combate à reprodução de larvas do mosquito Aedes Aegypti e de outro mosquito, o “Culex Quinquesfasciatus”, conhecido por pernilongos ou muriçocas. O projeto concorre na sub-categoria de Biologia Geral

As larvas dos mosquitos foram coletadas com armadilhas artesanais nas dependências da escola. A pesquisa foi realizada na época das chuvas e as larvas vivas foram submetidas a três concentrações fortes e testes comparativos com solução de hipoclorito de sódio e álcool.

“No primeiro momento, foi coletada a planta em campo, depois levada para o laboratório da escola, passou pelo processo de triagem, separação das folhas secas e saudáveis. As folhas boas passaram por uma lavagem em água corrente e foram colocadas em uma estufa para secar, após isso, foi realizada a fabricação de extrato etanólico em três concentrações diferentes, sendo forte, moderado e fraco”, explica a aluna Isabela.

VOTAÇÃO POPULAR – Além de concorrer à Feira Internacional de Ciências nos Estados Unidos, os estudantes também concorrem ao Prêmio Votação Popular na Febrace 2019.

Essa votação ocorre de forma on-line através do link https://febrace.org.br/virtual/2019/BIO/46/ e funciona da seguinte forma: os estudantes lançam um vídeo do projeto no YouTube e quanto mais curtidas tiver, mais chance o projeto tem de receber o prêmio.

Uma das coordenadoras do projeto, professora Eliana Fernandes, destacou a importância da ajuda da população para a conquista desse prêmio. “A votação ocorre de forma simples através da internet. Nós precisamos da ajuda das pessoas para conquistar esse prêmio popular e expandir ainda mais o projeto”, ressaltou Eliana.

O projeto dos estudantes ficou em primeiro lugar em novembro de 2018 na Amostra de Química e desta forma conquistaram um credenciamento para participar da Feira de Ciência de Minas Gerais também neste ano.

FEBRACE – A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

Na Feira são descobertos novos talentos e geradas oportunidades, com diferentes premiações, entre elas a possibilidade de participar de eventos científicos internacionais e bolsas de estudos em instituições estrangeiras.