Inscrições para o Encceja iniciam em maio

Os jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular para cada nível de ensino, terão do dia 20 a 31 de maio para se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). As provas serão aplicadas no dia 4 de agosto para as modalidades de Ensino Fundamental e Médio.

Quem se inscreveu para o exame ano passado e não compareceu para realização da prova e quiser participar em 2019, tem que justificar a ausência entre 15 a 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo. Outros detalhes e informações estarão no edital que será lançado em abril.

A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

O Encceja tem quatro provas objetivas, 30 questões cada e uma redação. Para o participante ser certificado é necessário atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame. “A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. É necessário que o participante atinja a nota mínima e pelo menos cinco pontos na redação”, explicou Sulivanha Lira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos.

O material de estudo será disponibilizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para os Ensinos Fundamental e Médio.

Além de orientações aos professores que atuam na preparação dos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os cadernos de questões do Encceja de 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, junto com os gabaritos. “É importante que os alunos verifiquem as questões dos exames passados para irem se familiarizado com prova”, disse Sulivanha.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

ENCCEJA – O Inep é responsável pela aplicação do Exame no Brasil e no Exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Existe ainda o Encceja Prisional, a aplicação para as pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em outros países como o Japão.

 

Fonte: Ascom/Seed