Curso de Direito da Estácio promove debate sobre Feminicídio

O Centro Universitário Estácio da Amazônia vai realizar, nesta quinta-feira (28), um encontro para discutir um tema que preocupa cada vez mais a população: o feminicídio. Os números só crescem e diariamente são registrados assassinatos de mulheres no Brasil, e em Roraima não é diferente.

E é essa constatação alarmante que levou o curso de Direito a propor um painel com autoridades policiais, judiciário e advocacia para debater a “Criminologia e feminicídio: uma abordagem crítica”. O encontro está marcado para iniciar às 19h, no auditório da Estácio, no bairro União.

Além do coordenador do painel, o professor do Centro Universitário e presidente da Associação de Advogados Criminalistas em Roraima (Anacrim), Raimundo Albuquerque Gomes, confirmaram presença o titular da Delegacia Geral de Homicídios (DGH), delegado Cristiano Campum, a delegada da Polícia Civil, Carol Fernandes da Silva, e o juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, Jaime Pla Ávila.

Segundo Gomes, a ideia é reunir as diversas frentes de combate à violência contra a mulher para fortalecer ainda mais a discussão, a conscientização das mulheres e da sociedade de um modo geral. “Entendo que é necessário, primeiro, educar a população. A gente tem que partir desse princípio e fazer com que os sistemas de controle social funcionem, tanto aqueles informais quanto os controles formais”, afirma.

Na sua apresentação, o professor Raimundo fará uma análise da criminologia para apresentar aos estudantes alguns aspectos pertinentes ao feminicídio. Por outro lado, os representantes da Polícia Civil e do Judiciário falarão sobre a atuação de cada instituição e suas avaliações a respeito do feminicídio no estado de Roraim