Associação realiza 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo

“Espero que possamos alcançar os corações das pessoas para que compreendam que o autismo não tem cara, mas tem coração”. É essa a expectativa dos membros da União de Pais e Pessoas com Autismo (Uppa/RR) para a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo, que acontece neste sábado (6), a partir das 18h, na Praça Fábio Paracat.

A representante da Uppa, Katianne Parente, explica que a iniciativa faz parte das ações do grupo em todo o país e a ideia é ampliar a divulgação sobre o autismo. “Esperamos que esta caminhada sirva para que possamos ser notados, para que o assunto autismo passe a fazer parte da realidade de todos, não apenas dos que possuem um autista na família ou no círculo de amizades”, explica.

A finalidade é estimular na sociedade um mínimo de curiosidade sobre o tema e dessa forma alcançar “uma real inclusão com menos preconceito e desinformação”. A ação é em alusão ao dia 2 de abril, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ao mesmo tempo, o grupo terá a oportunidade de fazer uma integração entre as famílias, amigos e profissionais envolvidos no universo do autismo.

Katianne explica que a concentração será na frente da Câmara dos Vereadores de Boa Vista. A caminhada será no entorno da Praça, que contará com o apoio do Detran e Guarda Municipal para garantir a segurança e interditar a avenida.

O convite da Uppa é para que os participantes compareçam à caminhada trajando camisetas brancas. Todos estão livres para levar seus cartazes e faixas. “Vamos distribuir balões azuis para embelezar nossa caminhada com a cor que simboliza o autismo”, conta, lembrando que ao final da caminhada terá exposição na praça com material divulgação sobre o assunto.

“Também teremos dicas e escovação de dentes para autistas com uma equipe da odontologia. E para completar nosso evento, teremos a continuação do cadastramento para os interessados em se associar, sendo necessário apenas xerox dos documentos pessoais, do comprovante de residência e para autistas, a xerox do laudo”, informou.