Em alusão ao Dia do Índio celebrado no último dia 19 de abril, a Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro realiza o projeto Consciência Indígena para alunos do 6° ao 9° ano. A culminância das atividades ocorre neste sábado, 27, das 8h às 11h30, nas dependências da instituição de ensino.
O objetivo do projeto é promover ações que remetam à cultura indígena, fazendo memória histórica a fim que os alunos possam reconhecer-se como parte dessa história.
“Há uma grande miscigenação na escola e esse projeto possibilita aos alunos contato com a história de suas raízes, mostrando a influência que a cultura indígena exerce sobre a cultura brasileira. Além disso, proporciona momentos de estudos sobre os costumes dos povos indígenas”, explicou o gestor da escola, George Areb.
Entre as atividades desenvolvidas estão apresentação de vídeos, desenhos, jogos indígenas, painel de fotografia, apresentação de comidas típicas, danças, lutas e artesanato. O projeto contará também com uma palestra ministrada por Ellen Petry, professora da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
“A interação dos alunos é fundamental para o ensino-aprendizagem, pois foram realizados vários levantamentos, como pesquisa de amostragem, sobre a quantidade de pessoas que se declaram indígenas. Atualmente muitos brasileiros, mesmo sendo descendentes, não se reconhecem indígenas”, finalizou Areb.
O projeto é desenvolvido desde o ano passado e envolve todos os alunos da escola, que atualmente conta com 705 matriculados no Ensino Fundamental. A Escola Estadual Voltaire Pinto está localizada na Avenida São Joaquim, n° 1584, bairro Dr. Silvio Leite, em Boa Vista.
Fonte: Ascom/Seed