Colégio Militarizado em Alto Alegre realiza entrega de 98 alamares

O Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira (CEM XVIII), localizado no município de Alto Alegre realiza nesta sexta-feira, 3, a entrega de 98 alamares e a promoção de 64 alunos referente ao 4° bimestre de 2018. O evento será às 9h na quadra de esportes da unidade de ensino.

O alamar é uma honraria concedida aos alunos que obtiveram média geral, no bimestre, igual ou superior a 8 e estiveram no mínimo com comportamento bom. Devem possuir frequência igual ou superior a 80% das aulas, e não tenham participado de recuperação na prova bimestral em qualquer disciplina.

Os alunos recebem os cordões entrelaçados, peça utilizada no uniforme social que representa o êxito e a aprendizagem escolar.

“O alamar é uma forma de o aluno exercer a meritocracia, ou seja, ele por méritos próprios, é agraciado com o cordão. Além disso, essa é uma forma de incentivar, motivar e valorizar os estudantes por todo o esforço de dedicação aos estudos e bom comportamento”, explicou a diretora militar, Dayana Auler.

Além de o alamar, os estudantes que se destacaram ao longo do ano serão promovidos a tenente, major, capitão, 1° tenente, 2° tenente, aspirante, subtenente, 1° sargento, 2° sargento, 3° sargento e cabo aluno.

A coordenadora Pedagógica, Gildeane Mendes, destacou a disputa positiva que ocorre entre os alunos, pois eles sempre querem se destacar nas atividades. “Após a militarização e entrega dos primeiros alamares, percebemos que os alunos aumentaram o interesse pelos estudos para se destacar entre os demais”, ressaltou.

Ano passado, a escola representou o Estado de Roraima na Feira de Ciências de Minas Gerais com os projetos “Violência contra a mulher”, “Violência no trânsito” e “Desmatamento”. Os alunos participantes receberam certificados.

Atualmente a Escola Estadual Sadoc Pereira atende 650 alunos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. A militarização das escolas acontece mediante uma parceria da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Polícia Militar de Roraima (PMRR) que compartilham a gestão das escolas estaduais.

Em todo o Estado existem 18 colégios militarizados sendo que 11 estão localizados na Capital Boa Vista e sete no Interior, nos municípios de Mucajaí (CEM Maria Maricelma) Caracaraí (CEM João Rogélio Schuertz), Rorainópolis (CEM Antônia Tavares), Nova Colina (CEM Ten. João de Azevedo Cruz), Pacaraima (CEM Cícero Vieira Neto) e Bonfim (CEM Aldébaro José Alcântara) e Alto Alegre (CEM Sadoc Pereira).

Fonte: Ascom SEED