Qual a criança que não gosta de enfiar a mão na comida? Então que tal aproveitar essa curiosidade infantil e ensinar de forma lúdica as crianças a cozinhar delícias que podem servir para o lanche da escola? Essa é a proposta da oficina ‘Mãe e Filhos na Cozinha’, que o Senac realiza neste sábado, no horário das 8h às 12h, na unidade São Francisco.
De acordo com a instrutora da oficina, Flávia Lima, as produções que serão aplicadas com os pequenos são consideradas base para algumas variações. Segundo ela, bolo integral, pão e biscoito serão ensinados às crianças que poderão ser acompanhadas de perto pela mãe durante o curso.
“Elas vão aprender a base e vão modificando de acordo com a preferência de cada um. Por exemplo, vamos fazer um bolo de banana: essa é a mesma base para fazer um bolo de maçã, cenoura e assim por diante. Dessa mesma forma vamos ensinar a base dos demais pratos para que cada mãe e filho diversifique com o que tem na geladeira”, observa.
Flávia reforça que serão as crianças que vão colocar a ‘mão na massa’ literalmente e que a ideia de ter a mãe por perto é para aprender também e ter condições de supervisionar em casa. A proposta da oficina surge com a constatação de que a alimentação infantil ultimamente está bastante deficiente por conta da correria do dia a dia. “Se for parar para observar, as crianças normalmente estão com um salgadinho, refrigerante, suco industrializado ou uma bolacha recheada nos intervalos da escola e até mesmo em casa. No entanto, essa é uma fase de crescimento e que precisa de nutrientes. Portanto, apesar da praticidade, é necessário introduzir alimentos saudáveis para os filhos”, explica.
Segundo a instrutora, o que leva os pais a optar pela praticidade de alimentos industrializados são as reações das crianças em relação aos alimentos que desconhecem e já conclui que não gosta. Flávia afirma que ao introduzir os pequenos na preparação dos alimentos, é possível estimular o gosto por frutas e legumes que eles nunca se quer experimentaram. “Quando você traz a criança para preparar é algo lúdico e que requer a curiosidade. Uma criança, quando não conhece as frutas, de imediato diz que não gosta. Mas se a gente faz um suco da fruta que ela gosta, junto com uma maçã, por exemplo, na hora que ela provar, a mãe aproveita para contar que tá lá aquela fruta que ela rejeitou. E do mesmo jeito um bolo, um biscoito: se tem algo que ela não gosta, você modifica o jeito como apresenta esse produto para levar novamente”, completa.
Por fim, Flávia ressalta que na oficina os filhos e mães vão aprender como preparar esses alimentos para uma semana. “Não precisa fazer todos os dias. Uma vez na semana você separa um tempo, faz esses lanches e congela. Ao longo da semana, tira no dia anterior do congelador e deixa na geladeira para, no dia seguinte, servir”, orienta.
SERVIÇO
O quê? Mãe e Filho na Cozinha
Quando? 04 de maio (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Senac São Francisco
Valor: R$60
Por Alexandra Sampaio
Equipe EducaRR