Oficina vai abordar ferramenta de inovação criativa para empreendedores

Que o mercado atual não é mais o mesmo, todo mundo já se conscientizou disso. Mas como agir nesse novo contexto, que ideias novas estão surgindo e como se preparar com novas técnicas? Um ponto primordial nesse aspecto é o investimento em capacitação. E para falar de um novo conceito que ajuda a área empresarial, o Sebrae oferece nesta quarta-feira (8) uma oficina sobre ‘Criatividade & Design Thinking’, que será realizada no edifício Airton Dias, a partir das 18h.

A instrutora da oficina, Graciela Nissio, afirma que a intenção é fazer uma aula prática onde os participantes após as explicações dos conceitos, vão aplicar a técnica em uma situação real de resolução de problemas. Segundo Graciela, a oficina é voltada tanto para empresários como profissionais das mais diversas áreas de negócio.

Ela explica ainda que o Design Thinking é um conceito criado para contribuir com as organizações no que diz respeito a encontrar soluções para os mais diversos problemas. A técnica ajuda o empreendedor e as áreas estratégicas de uma empresa a encontrar soluções inovadoras e criativas para um problema, focando principalmente nas necessidades reais do cliente. “O cliente é colocado no centro da atenção”, destaca Graciela, e continua: “Quando você quer lançar algo novo, ou você quer falar ou desenvolver algo na tua empresa que não está dando certo, é importante centralizar no cliente, se colocar no lugar dele para que você faça a melhor opção ou criar algo que seja voltado para resolver o problema que o cliente está tendo naquele momento”, completa.

Para chegar a esse resultado, na oficina os participantes vão aprender a abordagem Thinking, que é desenvolvida em etapas. A primeira delas é a imersão. Segundo ela, é quando se entende de fato qual é a dificuldade daquele momento ou a necessidade de criação de algo novo e foca apenas nessa questão, que será o problema a ser resolvido.

A partir daí, a técnica segue para a parte criativa que é descobrir uma oportunidade de inovação que obrigatoriamente passa pelo brainstorming. “É se colocar no lugar do cliente, conversa com outras pessoas. Depois você faz algo que pode se considerar um protótipo, algo que você consiga validar, por meio de teste para verificar se a ideia realmente alcança as necessidades do consumidor final”, explica.

Por fim, após esse processo é que se chega a fase final que é de implementação dessa solução criativa. De acordo com a instrutora, nessa etapa é importante lembrar que o empreendedor deve ter consciência que a nova ideia implementada precisa ser constantemente melhorada, por meio de avaliações entre clientes, fornecedores e colaboradores.

INSTRUTORA

Graciela Nissio é da área de Inovação do Sebrae, trabalha com StartUps e com o programa Agentes Locais de Inovação. É formada em Administração e cursa Mestrado em propriedade intelectual, inovação voltada para transferência de tecnologia.