A professora Luana Muner, do curso de Psicologia da Faculdade Cathedral, teve um artigo científico publicado na revista Paideia, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema “A Estrutura Latente dos Transtornos de Personalidade Antissocial e Borderline: Uma Investigação Taxométrica”. O periódico, publicado internacionalmente, tem classificação Qualis A1.
Essa classificação, chamada de Qualis, tem por objetivo aperfeiçoar os processos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado), ponderando a qualidade da produção intelectual dos docentes e pesquisadores.
O artigo publicado, feito em parceria com os professores Lucas Francisco de Carvalho, Nelson Hauck Filho e Gisele Pianowski, fazuma análise taxométrica dos transtornos de personalidade antissocial (TPA) e borderline (TPB).
“Há alguns estudos que falam sobre o TPA e TPB como sendo transtornos dimensionais, embora outros estudos contraponham isso. Anossa pesquisa veio em contribuição a esses estudos, buscando compreender a estrutura latente apresentada por esses transtornos”, explicou Luana Muner.
Para a professora, as publicações de trabalhos em revistas com elevado conceito são de grande importância, não apenas para o pesquisador, mas para a Cathedral como um todo. “A publicação de um artigo é algo muito importante para contribuir com a ciência, me senti muito feliz com a publicação em uma revista tão conceituada, bem como pela escolha do nosso artigo como referência para a base de dados Scielo”, comentou. O artigo científico está disponível neste link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2019000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.