Nesse 15 de maio é comemorado o dia do Assistente Social, e os acadêmicos do Centro Universitário Estácio da Amazônia estão tendo até o início da noite dessa quarta-feira, no auditório da instituição, uma programação especial. As atividades fazem parte da XII Semana do/a Assistente Social de Roraima.
Além de debates sobre temas relevantes para a área, o evento terá ainda mostra fotográfica e apresentação cultural. Segundo a coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário, Jéssica da Silva Barreto, o ponto alto da programação será a discussão sobre o ‘SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Ponta a Ponta’. “Será um debate com participação gratuita e aberta à categoria profissional. Consistirá em roda de conversa para conhecer, articular e qualificar o trabalho de assistentes sociais no Sistema Único de Assistência Social, ou seja, é uma ação em defesa da política de assistência social”, explicou.
Ainda de acordo com a professora, o momento é importante “para reafirmar o compromisso da categoria profissional com a defesa dos direitos sociais”. Ela explicou que em todo o país está acontecendo encontros para discutir sobre a regressão de direitos, com destaque de que as mais atingidas nesse processo são as mulheres negras em situação de vulnerabilidade social. “Na política de saúde, por exemplo, as estatísticas apontam elevado índice de violência doméstica, violência obstétrica e mortalidade materna das mulheres negras. As formas de enfrentamento devem ser realizadas no cotidiano, na articulação com os movimentos sociais e populares, na articulação com as redes de atendimento e em debates coletivos. Por isso, eventos como esses são importantes para que estratégias de enfrentamento possam ser pensadas e efetivadas”, ressaltou a coordenadora.
O evento é uma realização do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 27ª Região) em parceria com as instituições de ensino superior que possuem o curso de assistente social em sua grade. “Nossos alunos de Serviço Social estão trabalhando na organização de todo o evento, desde o planejamento até a sua realização e essa experiência tem sido bastante proveitosa para eles”, observou.