Faculdade oferece bolsa integral para mães de filhos com doença rara

Um projeto chamado Mães Produtivas está com inscrições abertas até esta sexta-feira (17) para selecionar cinco mães de filhos com doenças raras que tenham interesse em cursar uma graduação ou pós-graduação de forma gratuita. Para participar da seleção, as mães precisam comparecer à unidade Boa Vista da Faculdade da Amazônia (Unama) com toda a documentação exigida. O prédio da faculdade está localizado na rua Capitão Franco de Carvalho, 195 – São Francisco.

A diretora da unidade em Roraima, Karina Straioto, explicou que a iniciativa está oferecendo um total de 250 bolsas de desconto de 100% em todo o curso, sendo cinco para Boa Vista. A promoção é apenas para os cursos na modalidade Educação a Distância (EAD). “Exatamente porque cuidam de crianças com doença rara e não têm tempo de frequentar uma faculdade é que as bolsas são para EAD. São quatro vagas para graduação e uma para pós-graduação”, completou. Ela informou ainda que após a seleção das mães classificadas, as candidatas vão passar por uma entrevista para definir as ganhadoras das cinco bolsas de estudo para Boa Vista.

A documentação exigida para se inscrever são: cópias do RG e CPF; comprovante de residência; certificado de conclusão do ensino médio; diploma ou certificado de conclusão do ensino superior; certidão de nascimento do dependente, e laudo médico do dependente para comprovação da doença rara.

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. De acordo com a diretora, no site da organização Health On the Net foi publicada uma lista de Doenças Raras, que pode ser acessada no link https://www.hon.ch/HONselect/RareDiseases/index_pt.html.

O projeto Mães Produtivas é desenvolvido pelo grupo Ser Educacional, que é a mantenedora da Unama. O grupo fez uma parceria com a Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) para oferecer 250 vagas em todo Brasil.