Nos últimos dois anos, um fruto diferente passou a ser vendido em Roraima e poucas pessoas sabem que ela possui uma elevada quantidade de nutrientes que são fundamentais para a nossa saúde. Estamos falando da exótica rambutan, fruta tropical originária da Malásia, muito cultivada na Ásia e ainda pouco conhecida no Brasil.
“Porém, apresenta alto potencial de mercado e crescimento”, observou a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Flávia Amaro Gonçalves. “As frutas exóticas também fazem parte do hábito alimentar da população. Geralmente, o consumo é motivado pelo sucesso em outras regiões e pelo valor nutritivo do fruto, assim, novas espécies são introduzidas e difundidas espontaneamente”, analisou.
Segundo ela, o rambutan é popularmente conhecido como pitomba da Malásia. Apesar de ainda ser pouco conhecido, a professora afirma que a fruta passou a ter uma ótima aceitação entre a população roraimense, inclusive quando degustado pela primeira vez.
E se as pessoas souberem do enorme potencial nutricional, econômico e agronômico que ela possui, nunca mais ela desaparece das prateleiras do mercado local. O rambutan é pequeno, oval e tem um sabor fresco, suculento e ligeiramente ácido. A professora Flávia explica que o maior consumo da fruta é in natura.
“Mas pode ser utilizada na fabricação de geleias e compotas e as sementes podem ser torradas, para consumo como castanha. O consumidor de fruta fresca procura por frutos de boa aparência, sendo o tamanho e a coloração fatores importantes”, destaca.
BENEFICIOS
O rambutan é rico em vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro e niacina. Com toda essa variedade nutricional, o fruto é um importante antioxidante para fortalecer o sistema imunológico do nosso corpo, protegendo, inclusive, contra alteração celular e degradação do DNA, que são as principais causas de doenças neurodegenerativas e cáncer.
O fruto ajuda a remover os resíduos dos rins e por ter uma quantidade significativa de cálcio, que trabalha em conjunto com o fósforo, contribui para fortalecer os dentes e os ossos. Por ser uma rica fonte de carboidratos e proteínas, o rambuntan ajuda a aumentar a energia do corpo. Já a quantidade elevada de ferro contribui para a manutenção de sangue e reduz o risco de anemia.
Se você achou pouco, saiba que o extrato da raiz é utilizado para tratar febre e das folhas para aliviar as dores de cabeça. Para uma dor de cabeça, as folhas são usadas diretamente nas têmporas. Isso acalma os nervos e reduz a dor de cabeça. Já o chá das raízes é utilizado para baixar a febre.
Os benefícios do rambutan vão além e o seu alto teor de água hidrata a pele, o que a mantém suave, flexível e macia. Ajuda também na melhoria da saúde do cabelo. Para esse caso, é preciso amassar algumas folhas de rambutan até ficar lisa. Depois adiciona água e espreme o extrato, que deverá ser aplicado no cabelo e couro cabeludo.
Equipe EsucaRR
Alexsandra Sampaio