Seguem abertas inscrições para o Prêmio Estácio de Jornalismo

O Prêmio Estácio de Jornalismo deste ano vai receber inscrições até o dia 8 de julho. Os jornalistas precisam inscrever matérias que tenham sido produzidas e divulgadas no período entre 3 de julho de 2018 a 6 de julho de 2019.

Esta é a 9ª edição do prêmio, que vai escolher as melhores reportagens que tiveram o ensino superior como tema central da matéria. O objetivo da premiação, segundo os organizadores, é fomentar a cobertura jornalística sobre o assunto, ampliando o debate e aumentando sua importância para o desenvolvimento do país.

As inscrições são feitas pela internet, em uma plataforma online que permite ao candidato um processo prático, seguro e rápido. Nessa plataforma, o jornalista fará o upload dos arquivos da reportagem.

A premiação desta edição é de um total de R$125 mil, que será distribuída entre as melhores reportagens veiculadas no rádio, TV, impresso e internet. Serão ao todo nove prêmios, divididos entre as categorias Nacional e Regional, além do prêmio principal.

Cada jornalista pode participar do prêmio com até cinco matérias. Os nomes dos finalistas serão divulgados no mês de setembro. Já o anúncio dos vencedores acontecerá durante solenidade, em lugar e data ainda a ser divulgada em breve.

9ª EDIÇÃO

A Estácio, uma das maiores instituições de Educação Superior, presente em todo o território nacional com cursos presenciais e a distância, contando com mais de 500 mil alunos matriculados, comemora mais uma edição do prêmio, contabilizando a participação de mais de mil jornalistas da imprensa ao longo desse período, o que somou mais de duas mil reportagens veiculadas em 26 estados e Distrito Federal. Foram mais de 200 premiados, entre concorrentes individuais e equipes.

Para o Grupo Estácio, as matérias de cada edição apontam tendências, histórias e assuntos que precisam ser discutidos e expostos para a sociedade.

“Percebemos que, além do crescimento do número de reportagens inscritas, há um aumento expressivo da qualidade e da diversidade de temas propostos. Matérias cada vez mais elaboradas e estruturadas mostram que os jornalistas estão se dedicando e se aprofundando para produzir reportagens sobre o Ensino Superior”, diz André Marins, coordenador do Prêmio Estácio de Jornalismo.

“O prêmio está em linha com nosso propósito de Educar para Transformar. Temos o desafio de promover o debate sobre educação e também reconhecer a importância do trabalho dos jornalistas que sempre colocam o ensino superior em pauta. Além disso, o programa proporciona a oportunidade de participação e interação de nossos professores e alunos de Comunicação em fases da organização do evento. Para os estudantes em especial, é inspirador ter acesso aos conteúdos produzidos e contato com profissionais talentosos do meio jornalístico”, destaca Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Estácio e vice-reitora de Cultura da Universidade Estácio.