Acadêmicos promovem ação para diminuir medo das crianças por médico

Os estudantes de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) continuam recebendo doações de bichinhos de pelúcia para a realização do ‘Hospital do Ursinho’, que será no dia 15 de junhona Casa Brasil/Venezuela, localizada no bairro São Vicente. As doações podem ser feitas no ponto de coleta, montado no hall do prédio do curso de Medicina, no campus Paricarana da UFRR.

A campanha tem como principal finalidade fazer com que as crianças percam o medo de ir ao médico de forma lúdica. O projeto faz parte das ações da ONG (Organização Não Governamental) International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMS Brazil), e é realizado por acadêmicos de medicina de várias cidade do país.

Um dos membros da organização em Boa Vista, a estudante Dandara Melo, explica que a dinâmica da atividade é transformar o brinquedo de pelúcia em paciente e as crianças do projeto em médicos para aprender na prática como funciona o trabalho dos médicos.

Vamos simular alguns procedimentos como raio x, vacinação, curativos, vamos colocar gesso no brinquedo para fazer de conta que quebrou a perna e a criança vai ter que cuidar daquele ‘paciente’. A ideia é aproximar a criança desse procedimento médico e fazer com ela entenda que não é doloroso, e que o objetivo maior do médico é cuidar da nossa saúde”, ressaltou.

Além dessa simulação, as crianças vão aprender sobre higienização das mãos e terão recreação com pintura facial. “Acho que é uma via de mão dupla. Tanto aproxima o acadêmico, futuro médico, do público infantil, e também ajuda a criança ver que o médico não vai te machucar e nem fazer mal”, completa a estudante, lembrando que a ação contará com a participação de 40 acadêmicos voluntários para acompanhar cerca de 70 crianças.

Por Alexsandra Sampaio

Equipe EducaRR