Passeata celebra Dia do Surdo em Roraima no próximo mês

 A Associação dos Surdos de Roraima, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, estabelecido pela Lei Federal nº 11.796/2008, e comemorado anualmente no dia 26 de setembro, promoverá no dia 30 do próximo mês, a segunda edição da passeata para celebração da data com o tema “O Surdo Não É Mudo!”.

“Eu tive a ideia de organizar essa passeata e como sou voluntária, tive o apoio da Associação e do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)”, explicou a psicóloga Cláudia Valverde, que conta ainda com a colaboração da comunidade surda. Esse ano, o evento acontecerá na Praça Velia Coutinho, no bairro São Francisco, local da partida e chegada, com uma volta pela Praça das Águas, a partir das 18h.

IMG-20160819-WA0021

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), através do Censo Demográfico 2010, apontam que em Roraima há pouco mais de quatro mil pessoas surdas, entre as que não conseguem escutar de modo algum e/ou com grande dificuldade. Mas a passeata, ressalta Cláudia, é aberta ao público e qualquer interessado em apoiar a causa pode participar.

Além da Associação e do CAS, o movimento não possui outros parceiros. “Nosso propósito é mostrar para sociedade que o surdo existe, é uma pessoa como qualquer outra e que comemora o dia dele com muito orgulho”, e complementa que ali será um momento para reivindicações de direitos, muitas vezes não cumpridos. “O mais importante, a meu ver, é o empoderamento que cada um constrói ao confeccionar cartazes que falem das leis para eles”, analisa.

 

Yasmin Guedes

Foto: Arquivo Pessoal