Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Projeto de incentivo à leitura realiza ações em escolas de Boa Vista e Mucajaí

Mais duas escolas públicas de ensino médio vão receber a visita do projeto ‘Literatura a Caminho’, que desde o mês de junho tem realizado atividades nas unidades da rede pública com a finalidade de incentivar a leitura de livros de ficção de escritores de Roraima. A ideia é fazer encontros entre os autores e os estudantes do ensino médio.

O projeto é mais uma iniciativa que pretende estimular a leitura junto aos adolescentes, público-alvo da atividade. O trabalho é feito também com a participação dos professores que antes da visita da equipe do projeto, abordam o tema do livro na sala de aula.

Em agosto, as escolas que serão visitadas são de Boa Vista e Mucajaí. O primeiro encontro será no dia 21 de agosto, às 10h, na escola estadual Padre José Monticone, em Mucajaí. Lá, vai participar o escritor Simão Farias. No dia 22 de agosto, o escritor Bruno Garmatz tem encontro marcado com os alunos da escola Jesus Nazareno, no bairro Caranã, a partir das 16h. Nesse encontro, está prevista a presença de representante do Itaú Cultural.

Até dezembro, a meta é percorrer oito escolas em três municípios: Boa Vista, Rorainópolis e Mucajaí. No total, oito escritores devem participar das atividades que até dezembro de 2019 devem ter reunido aproximadamente 900 estudantes.

Para o idealizador do projeto, o escritor Aldenor Pimentel, são ações como essas que podem melhorar o hábito de leitura dos jovens e adolescentes. Ele acredita, portanto, que é necessário haver um estímulo à leitura, mas também um maior acesso aos livros e informação sobre onde encontrá-los. “É uma satisfação desenvolver o projeto ‘Literatura a Caminho’ porque a receptividade pelos alunos têm sido ótima, o que prova que as novas gerações gostam, sim, de ler: além de demonstrar interesse, eles fazem discussões a partir dos textos que, muitas vezes, nos surpreendem. É de brilhar os olhos”, comemora.

E para ajudar com o acesso às obras literárias, o projeto também faz doação de livros de escritores locais para a sala de leitura e bibliotecas dessas escolas visitadas, e sorteia alguns exemplares entres os estudantes.

DOAÇÃO

Pimentel conta que também faz parte do projeto uma campanha de arrecadação de livros ficcionais. “Essas obras recebidas vão complementar a doação de livros às bibliotecas e salas de leituras das escolas públicas envolvidas no projeto. A prioridade são livros de literatura brasileira, principalmente de Roraima, mas será aceita qualquer obra literária. Dependendo do volume arrecadado, outras escolas e espaços de leitura podem receber a doação”, explica.

Quem quiser fazer doações, basta entregar os livros em qualquer uma das unidades de ensino que participam do ‘Literatura a Caminho’. As escolas em Boa Vista estão localizadas nos bairros Nova Canaã, Pintolândia, Santa Tereza, Caranã, Laura Moreira e Caimbé. A lista completa, com endereços, no final da matéria.

O PROJETO

O Literatura a Caminho é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa Aldenor Pimentel e foi o único projeto de Roraima selecionado no edital 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. Além do Instituto Itaú Cultural, apoiam o projeto a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed), a locadora de veículos Europcar e o Sesc/RR.

O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, criado em 2015. O Espaço Harmonia e Ritmo fica no bairro Nova Canaã, em Boa Vista, e mantém ainda a Sala de Dança Isabel Santos. Na área da literatura, o Espaço Cultural realizou, desde sua criação, atividades como festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus. “Esta é a primeira vez que tenho projeto selecionado em um edital de cultura. Depois do Rumos Itaú, tive projeto aprovado em outro edital: o projeto do Concurso Literário Internacional Palavradeiros, aprovado no edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Este projeto está em fase de captação de recursos e somente será executado caso haja empresa interessada em patrocinar a iniciativa por meio da dedução do ICMS”, conta.

RUMOS 

Criado em 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual. É um dos primeiros editais públicos para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Os projetos abrangem um universo que engloba desde música, artes visuais, artes cênicas, literatura e audiovisual até arquitetura, moda, design e gastronomia, entre outros campos.

O projeto ‘Literatura a Caminho’ foi aprovado no programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Até então, o único artista de Roraima com projeto aprovado no programa era o cantor e compositor Eliakin Rufino, contemplado no edital Rumos Música Mapeamento 2007-2009. Além disso, em 2017, o escritor e xamã Davi Kopenawa Yanomami recebeu o Prêmio Itaú Cultural 30 Anos.

Pontos de coleta dos livros:

Espaço Cultural Harmonia e Ritmo (R. Carmelo, 2044, Nova Canaã, Boa Vista)

Escola Estadual América Sarmento Ribeiro (Av. Raimundo Rodrigues Coelho, Pintolândia, Boa Vista)

Escola Estadual Professora Maria dos Prazeres Mota (R. Tambaqui, 707, Santa Tereza, Boa Vista)

Escola Estadual José de Alencar (Rua Avenida Doutor Yandara, Centro, Rorainópolis)

Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz (R. Manoel Sabino dos Santos, 36, Caranã, Boa Vista)

Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho (R. CC-15, 204, Laura Moreira, Boa Vista)

Escola Estadual Padre José Monticone (Av. Maranhão, 323, Centro, Mucajaí)

Escola Estadual Mário David Andreazza (R. Alcides Lima, 249, Caimbé, Boa Vista)