Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Dupla de fotógrafas quer registrar toda a família e por um preço acessível

No Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o portal EducaRR vai homenagear os profissionais que fazem registros fascinantes de momentos especiais para o resto da vida. E quem é da época anterior à internet e redes sociais, sabe quanto valor tem um álbum de fotografia da família para relembrar os melhores momentos de uma casa e de seus membros.

Os retratos de família eram sempre com fotos tradicionais com as pessoas lado a lado. Mas hoje os fotógrafos inovam e tentam registrar momentos mais informais para demonstrar melhor o dia a dia dessas pessoas e a personalidade da família. Reacender o hábito de ser fotografado com toda a família e em várias ocasiões especiais tem sido o foco principal do trabalho das fotógrafas da DeMaiós, formada por Diane Sampaio e Eduarda Martos. Elas passaram a investir nesse nicho de mercado, buscando, principalmente, a democratização da fotografia com preços acessíveis.

Para elas, a fotografia deixou de ser acessível para todas as classes e passou a ser algo elitizado. O que elas pretendem com a DeMaiós é fazer o caminho contrário e mostrar para classes C e D que é possível, sim, ter registros com profissionais de qualidade a um custo menor. “Uma pessoa de baixa renda não tem nem coragem de pesquisar o valor de um fotógrafo porque tem gente que acha que é algo muito caro. E nós estamos propondo para as pessoas que não é algo caro, é um investimento que vai valer a pena depois”, comenta.

Elas explicam que esse novo nicho de mercado acaba oferecendo uma quantidade maior de trabalho para a empresa, porque depois de uma primeira sessão, a família passa a ter confiança e elas viram a referências para todas as ocasiões especiais.

O primeiro trabalho pode ser para um aniversário de um ano, mas depois chegam as festas de dia dos pais, da mães, casamentos e etc. “O melhor disso tudo é a indicação e a divulgação boca a boca. Nossos clientes sempre nos indicam para outros parentes e amigos e hoje passamos a ter uma rede de clientes fieis”, comemoram.

PRODUÇÃO

Eduarda explica que antes de cada sessão elas sentam com os clientes para tentar entender como é o estilo daquele núcleo e a personalidade de cada um. “A partir daí a gente faz sugestões de lugares, looks e até mesmo sugere convidar amigos para quem é tímido e precisa da companhia de alguém mais próximo para ficar mais à vontade”, explica.

Geralmente, os ensaios são feitos ao ar livre como a praça do Mirandinha, Parque Anauá, praça das Pirâmides. “A luz natural favorece para que as pessoas fiquem mais alegres”, observa Eduarda, contando que usam também estratégias como o uso de tintas não tóxicas com crianças e sugerem bolos para distrair os pequenos.

A DUPLA

Tanto para Diane como para Eduarda, a fotografia foi a primeira paixão que tiveram antes mesmo de entrar para a faculdade. Foi exatamente essa paixão que as levaram a cursar Publicidade e Propaganda. Depois de iniciar a faculdade, Diane, 26 anos, trabalhou por três anos como fotógrafa do Coletivo Canoa Cultural. Depois entrou para o fotojornalismo como uma das fotógrafas da equipe do Grupo Folha.

Eduarda vem de uma família que sempre curtiu fotografias. “Minha mãe sempre teve o costume de me levar ao estúdio, tirar fotos, e eu gostava demais de estar no meio da foto”, lembra. Ela conta que fez alguns estágios na área de Publicidade e Propaganda, mas depois que conheceu Diane passou a se dedicar integralmente à fotografia.

Elas comentam a paixão que têm em comum pela fotografia: “Eu me sinto muito realizada com a felicidade do cliente ao receber o trabalho que fazemos. Sou muito entregue à foto e a tudo que está me passando. Acho que trouxe esse olhar do fotojornalismo”, observa Diane.

Já Eduarda conta a fotografia a fascina pelo registro eterno de momentos especiais. “Em especial as crianças, que são muito puras e a gente nunca sabe como vai ser aquele ensaio e registrar esses momentos é fantástico. Acho mágico capturar aquele momento e deixá-lo de recordação para sempre”, conclui.

Para encontrar alguns trabalhos que já foram feitas pela dupla da DeMaiós, elas estão no Instagram no @demaiosfotografia.