Você trabalha bastante, fazendo até renda extra, mas ainda não conseguiu chegar no final do mês no azul? Estar sempre no vermelho e não conseguir reverter isso tem sido uma constante na vida de milhares de brasileiros. De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC), mais de 2,2 milhões de famílias no país possuem algum tipo de dívida.
Para o instrutor de Gestão do Senac, professor Edson Moraes, a falta de educação financeira desde a infância pode ser um dos fatores que levam tantas pessoas a viver endividadas no Brasil. Exatamente por essa razão, nos últimos anos, tem crescido também o interesse das pessoas por capacitação nessa área.
O professor Edson, por exemplo, vai ministrar um workshop, em setembro, para tratar sobre ‘Educação e Planejamento Financeiro’, no Senac São Francisco. Para ele, é cada vez mais urgente administrar melhor o dinheiro das famílias brasileiras, uma vez que o país passa por uma escassez de emprego, o que diminui a capacidade das pessoas se sustentar. “A educação financeira é pouco discutida no Brasil, coisa que em países desenvolvidos são estudados desde a infância para que saibam trabalhar o seu dinheiro. Passamos a ter a necessidade da educação financeira quando vemos que não é apenas suficiente para nós, manter e realizar nossos desejos”, ressalta.
Ele explica que é preciso mudar a cultura brasileira que por muitos anos fez parte do consenso popular de que é necessário se endividar para adquirir bens, através de crediários e cartões de crédito. “Mas com o passar do tempo essa prática não é mais viável, pois as rendas das famílias não conseguem suprir as necessidades e as dívidas que são contraídas para conseguir melhores bens para casa, por exemplo. Portanto, as famílias brasileiras tentam se acostumar com as novas situações de mercado”, avalia.
Ele afirma que o público-alvo do workshop que vai ministrar são, além dos endividados, àquelas pessoas que estão buscando um método para administrar melhor o seu suado dinheiro, ou formas para tentar economizar e trabalhar com o que já tem. “O Workshop será trabalhado de forma dinâmica com interação do público, pois as discussões partem do cotidiano. Então nada melhor que trabalhar educação financeira com situações que já acontecem com as pessoas. Com isso apresentarei formas de como reverter a situação vivida e como podemos utilizar técnicas parecidas para os mais diversos momentos de adversidades”, explica.
A capacitação será no dia 6 de setembro, das 18h30às 22h30, e a inscrição custa R$30,00. As inscrições devem ser feitas no prédio do Senac São Francisco.
SERVIÇO:
Workshop: Educação e Planejamento Financeiro Pessoal
Data: 6 de setembro
Valor: R$300 (1x no boleto e cartão)
Por Alexandra Sampaio
Equipe EducaRR