Roraima representado no Cozinheiros em Ação da GNT

A partir de agora os moradores de Roraima têm um motivo a mais para acompanhar o programa Cozinheiros em Ação do canal GNT, uma divertida competição entre cozinheiros de várias partes do Brasil. Beto Bellini, publicitário e proprietário do Clube Gourmet e do Le Garage vai representar nosso estado na disputa.

“Eu estava navegando pela internet e dei de cara com o anúncio que convidava para fazer a inscrição no programa. Fiz minha inscrição meio que escondido de todos e confesso que não esperava ser chamado. Só percebi que minhas chances eram reais quando a produção do programa começou a entrar em contato com mais regularidade e me pedir um monte de materiais meus ligados à gastronomia (fotos, receitas, pratos que fiz, etc.)”, conta ele que só depois de mais de um mês mandando material e quase três semanas mais de espera recebeu a notícia. “Nem preciso dizer que explodi de felicidade. Não é fácil ser escolhido. Centenas de pessoas excepcionais na cozinha, oriundos de todo o Brasil, se inscrevem. Estar entre os participantes escolhidos já é para mim um motivo de orgulho e reconhecimento”, comenta.

O amazonense Roberto Bellini, o Beto, trabalhou apenas como publicitário por mais de 20 anos. “Vivi o céu e o inferno nessa profissão”, lembra. Mas, como ele mesmo admite: faltava alguma coisa. “Quando eu fui chegando perto dos 40 anos de idade, cheguei  à conclusão que eu precisava de mais alegria na minha vida e que eu deveria buscar a felicidade profissional em outros caminhos. Foi exatamente isso que eu encontrei na cozinha. Posso dizer que hoje, eu sou 80% cozinheiro e 20% publicitário”, pondera.

E é essa alegria que Beto pretende para o programa, além, é claro, do tempero roraimense. “Apesar de estarmos longe dos grandes centros da gastronomia brasileira compensamos isso com muita criatividade e ingredientes únicos que o Brasil precisa conhecer. Espero representar Roraima e a região norte com ousadia e abrir um pouco as portas do nosso Estado para que outras pessoas possam conhecer nossas belezas naturais, nossa cultura, nossos sabores e o que temos de melhor, que é o nosso caráter”, disse.

O Clube Gourmet, espécie de escola de gastronomia implantada recentemente por Beto, não é a primeira experiência no ramo. Em meados de 2012, ele criou o Mamma Mia Pasta Delivery, primeiro delivery de massas e molhos italianos do estado. “Funcionou sob minha direção e de minha esposa durante um ano. Passamos adiante porque meu primeiro filho nasceu e eu decidi ser pai em tempo integral e dar atenção exclusiva a ele à noite. A vida na cozinha não é fácil. Toma muito tempo. Planejamento, Compras, Preparo, Atendimento. Começávamos de manhã e terminávamos quase meia noite nos dias de funcionamento”, comenta. Ele garante não haver frustração em ter deixado o negócio, e como bom empreendedor diz que aproveitou o período para “estudar, testar coisas e planejar o próximo passo”.

foto Lanne Prata

E esse próximo passo foi justamente o Le Garage e o Clube Gourmet. “Sabe a máxima de que boas ideias são sempre bem-vindas em tempos de crise? Pois é. O Le Garage foi a minha ideia madura de colocar em prática a minha paixão pela cozinha. Veio numa época bem difícil para o mercado publicitário quando os investimentos e a procura por serviços diminuíram radicalmente”, conta. De acordo com Beto, algumas pessoas chamam de bistrô, outros de restaurante. “Na verdade, não é nenhuma coisa, nem outra. (risos) O modelo de atendimento é muito diferente de tudo que estamos acostumados na cidade, uma vez que funcionamos eventualmente (eu não queria ficar preso a um cardápio fixo) e atendemos um número limitado e pequeno de pessoas que buscam descobrir novos aromas, sabores e experiências gastronômicas. Entenda mais como um jantar gourmet na casa dos amigos, porque é exatamente essa a proposta”. O espaço é a garagem da casa do Beto, e ele e a esposa, Victória, fazem o atendimento. Já o Clube Gourmet é um projeto paralelo pensado para aproveitar o tempo ocioso da cozinha, construída pelo casal especificamente para atender aos projetos gastronômicos. “Trata-se de uma confraria de pessoas interessadas em trocar experiências e receitas culinárias. O Clube funciona sem nenhum tipo de cobrança de taxa ou anuidade. Apenas as oficinas são pagas e os preços são justos e acessíveis, tanto que praticamente todos os cursos que oferecemos desde janeiro de 2016 têm turmas lotadas e alguns inclusive já tiveram várias edições”, explica.

Além do próprio Beto, outros amigos chefs e cozinheiros da cidade, ministram oficinas, ensinam receitas de forma que possam ser feitas por qualquer um, com o mínimo de experiência na cozinha, na sua própria casa depois do curso. “Estamos sempre procurando oferecer oficinas culinárias diversificadas, sobretudo, de estilo e sabores que não temos no mercado local. Risotos, Filé e Acompanhamentos, Hamburger Caseiro, Culinária Indiana e Tailandesa, Pizza, Comidas Fit, Massas e Molhos 1 e 2, Moquecas, Churrasco, são alguns dos cursos que já oferecemos ao longo deste ano”.

Depois de saber de tudo isso. Você já é do #teambetobellini???

 

Élissan Paula Rodrigues