Prova do Encceja ocorre neste domingo em três municípios de Roraima

O Encceja, prova para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, ocorre neste domingo, 25, nos municípios de Boa Vista, Rorainópolis e Uiramutã. O exame será realizado pela manhã e tarde

A prova será realizada às 8h horário de Brasília, por conta do fuso horário, as provas para o turno matutino ocorrerão às 7h em Roraima, sendo que os portão estarão abertos às 6h e fecham às 6h45.  No período da tarde, os portões abrem às 12h e fecham às 12h45, com início das provas às 13h. Os locais são informados apenas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

“É importante que os candidatos estejam no local da prova com uma hora de antecedência e fiquem atentos aos horários, pois a prova será de acordo com o horário de Brasília”, explicou a chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), Sulivanha Lira.

Os candidatos que não receberam via e-mail o local da prova devem acessar o site do Inep:  http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Para realizar a prova, é necessário que o participante apresente documento de identificação com foto e esteja portando caneta esferográfica de embalagem transparente com tinta nas cores preta ou azul.

O EXAME – Será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Este ano, a prova de Língua Estrangeira Moderna, terá uma novidade. O participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas um dos idiomas.

“Essas duas línguas são obrigatórias. É necessário que os alunos se dediquem nessas duas línguas para conseguir a certificação”, disse Sulivanha.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Em relação à área de conhecimento de Linguagens e Códigos, o candidato precisa atingir no mínimo 100 pontos na prova objetiva e mais 5 pontos na prova de redação.

Em Roraima, o Inep disponibilizou a aplicação do Exame nos municípios de Boa Vista, Rorainópolis e Uiramutã. “Essa é uma forma de facilitar para os moradores desses municípios e localidades adjacentes para que tenham um acesso melhor para realização da prova”, ressaltou Sulivanha.

ENCCEJA- É uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. A participação no Encceja é voluntária e gratuita.

O Exame é destinado a jovens e adultos que por algum motivo não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, ou seja, no mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.