Pesquisa vai abordar gestão de resíduos orgânicos e recicláveis em restaurantes

Você sabe o que se faz com o lixo acumulado do trabalho diário de um restaurante? O descarte de lixos feito de forma correta é extremamente importante nos dias atuais porque ao mesmo tempo em que se destina os resíduos para reciclagem e reaproveitamento, evita o desperdício e torna a empresa muito mais sustentável.

E foi pensando nessa preocupação ambiental que a aluna de Engenharia Civil da UFRR, Luana Laurende Esteve e sua orientadora, Márcia Severino da Costa, desenvolveram o projeto de pesquisa para implantação de ações de endomarketing social e ambiental no espaço destinado para alimentação, na empresa Plataforma 8.

O empreendimento foi inaugurado este ano e dentro da proposta de negócios, além de oferecer estrutura para alugueis de salas, pretende instituir um espaço para ponto de encontros e refeições. Trata-se do FoodPark, ambiente que vai reunir empresas do ramo de alimentação dentro da Plataforma 8.

Serão exatamente esses empreendimentos o público-alvo do projeto de Luana e Márcia, para será implementado do endomarketing ambiental. A ideia é aplicar estratégias de gerenciamento de resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos para os restaurantes, lanchonetes e barzinhos. As empresas estão em fase de instalação de suas estruturas dentro dos contêineres.

Mas antes, de acordo com a professora, o trabalho de pesquisa inclui a identificação de cooperativas que possam participar do processo de descarte dos resíduos. “Precisamos primeiro fazer um diagnóstico não só das empresas que estão se instalando na Plataforma 8, como daquelas parceiras que podem receber esses resíduos recicláveis para o tratamento desse material que vai ser gerado lá”, explica.

Além disso, o projeto também precisará de parcerias para a preparação dos coletores que devem ser instalados no ambiente gastronômico da Plataforma 8. Segundo Luana, a proposta é utilizar materiais recicláveis como pneus, galões de água ou garrafas PET para confeccionar as lixeiras de acordo com as cores da coleta seletiva: azul, vermelho, verde, amarelo, marrom e cinza.

Passado esse processo, haverá ainda a elaboração de um manual para que os funcionários e proprietários tenham sempre a mão informações sobre como podem descartar uma latinha, uma comida, um material plástico. Além disso, os funcionários vão receber treinamentos sobre o descarte correto dos resíduos”, explica Márcia.

ENDOMARKETING SOCIAL

Paralelo a esse trabalho, o projeto também prevê uma pesquisa e diagnóstico sobre clientes que já utilizam o espaço e possíveis consumidores da proposta sustentável da empresa Plataforma 8. O objetivo, segundo as pesquisadoras, é identificar “o nível de informação com relação à proposta de um ambiente compartilhado de trabalho”.

Além disso, o diagnóstico vai apontar o grau de interação dos clientes com a preocupação ambiental da sustentabilidade apresentada pela Plataforma 8”, explica a estudante. O trabalho também pretende descobrir o nível de comprometimento dos próprios funcionários com a questão ambiental e como eles divulgam esse serviço para família e para os amigos.

Para Luana, a aprovação de seu projeto no Biterr será um divisor de água na sua formação acadêmica. Segundo ela, o mais interessante nessa pesquisa é que os temas que vai abordar vão além daqueles previstos apenas para a Engenharia.

Vamos trabalhar também com marketing, por exemplo, que é muito diferente da minha área. Estou tendo um leque de aprendizagem, que considero muito vantajoso. Acho que não consigo ver uma outra situação em que eu possa ser inserida e agregar tanto conhecimento como vou agregar durante todo esse processo”, ressalta.

Por Alexsandra Sampaio

Equipe EducaRR