Só quem tem um bichinho de estimação em casa sabe o quanto é doloroso só de imaginar cão ou gato doente ou com algum problema sério de saúde. Por essa razão, a medicina veterinária vem buscando a conscientização dos donos de animais sobre a importância de cuidar da saúde do seu bichinho de maneira preventiva para um diagnóstico precoce.
E foi pensando nessa questão, que a estudante do curso de Medicina Veterinária da UFRR, Victória Raphaela Rodrigues, decidiu planejar um calendário de eventos PET para a prevenção de doenças, divididos por temas de acordo com o mês em vigência. O trabalho de Victória foi um dos 18 projetos aprovados no Programa Bolsa de Inovação Tecnológica (Biterr 2019), realizado pelo IEL, Sebrae e Senai.
Ela explicou que a primeira campanha acontece na próxima semana com o Setembro Vermelho, voltado para a prevenção de doenças cardiovasculares nos animais. Além de Victória, o trabalho vai contar com a participação da turma de cerca de 40 alunos que serão divididos entre seis clínicas veterinárias da cidade para a realização das triagens nos cães e gatos. “É importante ressaltar que não é atendimento. É apenas triagem. Faremos auscultação cardíaca, e vamos recomendar os procedimentos e exames que forem necessários para cada caso”, explica. Para ela, a importância dessa iniciativa é conscientizar a população sobre as doenças a que os animais de estimação podem ser acometidos e muitas vezes a falta de informação impede um tratamento eficaz. “Queremos aproximar a população da medicina veterinária para entender mais sobre o assunto e estimular a ida ao veterinário de forma preventiva”, ressalta. Ela informou ainda que durante a semana da campanha, a clínica parceira do projeto, a VET Center, receberá exposição de banners e distribuição de panfletos aos clientes com orientações sobre a doença do mês e a forma de tratamento.
PROGRAMAÇÃO
Além do Setembro Vermelho, o projeto retoma em outubro nos mesmos moldes para discutir o câncer de mama nas gatas e cadelas. Já em novembro, o trabalho será direcionado ao combate a diabetes e, em dezembro, tratarão sobre a Aids felina.
Como forma de apresentar um tipo de tratamento das doenças nos animais, a estudante firmou parceria com uma empresa local que vai oferecer amostras de rações para cada tipo de doença. “Este mês de setembro vamos distribuir para os proprietários de animais com problemas cardíacos, caso venhamos a constatar na triagem a doença”, conta.
Para concluir as atividades do projeto, a estudante vai elaborar um manual de saúde animal que será distribuído gratuitamente na clínica VET Center. “Nesse manual, vamos reunir todas as atividades realizadas ao longo do semestre, incluir os panfletos, tudo sobre prevenções, tratamentos dessas doenças e as respostas dos questionários que vamos aplicar aos clientes”, explica.
BITERR
Victória afirmou que está com grandes expectativas para o desenvolvimento do projeto, em especial, pela oportunidade de ter acesso direto com o mercado de trabalho antes mesmo de concluir o curso. Ela explica que por estar na metade do curso, é o momento ideal para buscar essa aproximação.
“Acredito que com essa iniciativa eu vou conseguir me aproximar, acompanhar a rotina da empresa, vou conseguir entender como funciona a cabeça do proprietário, porque a gente não trata apenas do animal, trata de quem cuida desse animal também, além de proporcionar aos demais colegas esse contato direto”, ressalta.