Promover um dia especial para crianças de famílias carentes durante todo o mês de outubro é a programação principal do projeto ‘Doe um Sorriso’. E para realizar todas as atividades ao longo desse mês, o grupo está arrecadando brinquedos e material para lanches e atividades recreativas que vão atender mais de 500 crianças.
O presidente do grupo ‘Doe um Sorriso’, João Victor Alecrim, explicou que as ações alusivas ao Dia das Crianças serão realizadas em três momentos. O primeiro será na sede da entidade Anjos de Luz, associação de apoios a pessoas com deficiência, no dia 12 de outubro. A programação no local deve reunir aproximadamente 6 mil pessoas e o grupo ‘Doe um Sorriso’ vai comandar as atividades de recreação artística e esportiva.
Já no dia 13, a festa será na Igreja Católica da Consolata, reunindo crianças refugiadas e brasileiras das redondezas que estejam em situação de vulnerabilidade social e financeira. O encontro deve atender cerca de 400 crianças. “Nessa ação contaremos com o apoio do Grupo Mexendo a Panela, o Exército Brasileiro e o grupo Perro Caliente. A ação vai contar com uma tarde de lazer, lanche e doação de brinquedos”, explica João Victor.
A última atividade do mês será, portanto, no município do Cantá, onde o grupo precisa de mais doações para atender em torno de 190 crianças, que moram nas vilas próximas à sede do município. Lá, o grupo ‘Doe um Sorriso’ fará uma tarde de lazer, levando ainda orientações sobre cuidados com a saúde bucal, mas também muita reflexão com palestras de prevenção ao suicídio e combate a drogas. “Estamos arrecadando brinquedos para a doação. Inclusive os interessados em colaborar com doações de brinquedos ou material para lanche (pipoca, cachorro quente, salgadinhos, refrigerante, etc.) podem entrar em contato pelo telefone 98100-9849”, informou. O grupo pode ser contatado também pelo Instragram no @doe_umsorriso.
DOE UM SORRISO
O grupo de voluntários que se juntaram em 2015 para promover ações de recreação hoje é formado por 15 pessoas. O ponto principal que reuniu essas pessoas foi a ideia de promover o acesso à recreação e lazer às famílias em situação de vulnerabilidade. “Trabalhamos com idosos, famílias, mas, em especial, crianças que é o nosso público-alvo principal”, explica o presidente.
Mas a atuação hoje em dia vai além dessa primeira finalidade. Os jovens já participaram de mobilizações em prol de doação de roupa, arrecadação de dinheiro para tratamento de doença de pessoas carentes, já fizeram bazar, doação de cestas básicas e doação de material de higiene.