O Centro Universitário Estácio da Amazônia vai realizar a 1a Jornada Acadêmica de Fisioterapia, no período de 7 a 11 de outubro. A ideia é comemorar também o dia do fisioterapeuta, que é dia 13 de outubro. A programação do evento terá uma semana inteira de discussões voltadas para os cuidados com o paciente.
A coordenadora do curso, professora Ana Paula Oliveira, explica que o tema é necessário pelo contexto atual em que se encontra o mercado de trabalho, onde “ninguém faz mais nada sozinho”. Segundo ela, essa prática também está presente na assistência ao paciente. “É impossível um fisioterapeuta estar numa equipe e não se envolver com outros profissionais para o bom desempenho de um tratamento de reabilitação. Saber o que paciente alimenta, ou qual medicamento administra, influencia nos resultados e é de extrema importância que saibamos conversar sobre nosso paciente. Ele não é meu. É nosso paciente, embora eu seja a responsável pela terapêutica”, ressalta.
Serão realizados minicursos, oficinas e palestras. As primeiras oficinas da Jornada vão tratar sinais vitais e reabilitação e estado nutricional do paciente na UTI. Na quinta e sexta-feira terá curso sobre ‘Avaliação de marcha patológica’ e uma roda de conversa ‘Meu paciente também é seu paciente’. A programação terá ainda uma palestra com a fisioterapeuta Caroline Queiroz, que falará sobre Fisioterapia no mercado de trabalho.
A professora explica ainda que toda a programação foi elaborada pensando em proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem técnicas que vão servir tanto para a vida acadêmica como profissional. “Esse modelo de jornada envolve o estudante em todas as matérias do curso, além de desenvolver o lado empreendedor dele, pois se envolveram em todos os processos dessa jornada: divulgação, organização, confecção de material e outros”, observa.
SERVIÇO:
1ª Jornada Acadêmica de Fisioterapia
Data: 7 a 11 de outubro
Local: Centro Universitário Estácio
Informações: 99130-6851