Estudante da Escola Ayrton Senna conquista primeiro lugar no Programa Jovem Senador

O estudante da Escola Estadual Ayrton Senna, Matheus Barbosa Alves,18, ficou em primeiro lugar no Programa Jovem Senador. Alves viajará no final de novembro para Brasília (DF), onde vivenciará por uma semana a jornada parlamentar.

 

Com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, o programa tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Além disso, busca também estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

 

É a primeira vez que Matheus participa do Jovem Senador, mas já é envolvido com programas políticos desde os 14 anos. Já foi representante estadual do Conselho Nacional da Criança e Adolescente e Deputado Estadual Jovem, no ano passado.

 

“Sempre gostei de política e discutir sobre o tema. Foram aparecendo as oportunidades. Quando viajei para Brasília aos 14 anos e fui aprendendo mais sobre politicas públicas, entre outras situações relacionadas à temática, eu passei a me interessar mais”, comentou Matheus.

 

Apesar de já ter experiência com programas relacionados à política, Matheus destacou a responsabilidade de representar o Estado e a ansiedade para conhecer o Congresso Nacional. “É uma experiência nova, pois vou conhecer o Congresso Nacional de fato e trabalhar lá dentro. Além disso, vou representando o Estado e a minha escola, que é uma responsabilidade muito grande”, destacou o estudante.

 

Para participar do programa, Matheus e a professora de Língua Portuguesa, Maria Veneranda Gutierrez, ficaram por dois meses após as aulas repassando conteúdos para auxiliar na escrita da redação, além de pesquisas relacionados ao tema.

 

A professora Maria Veneranda também viajará para Brasília com o estudante. É a primeira vez que ela participa do programa. “Durante esse período, trabalhamos toda a estrutura do texto dissertativo. Foi um trabalho árduo, mas que valeu a pena”, destacou Maria Veneranda.

 

No decorrer da preparação para participar do programa, o estudante recebeu o apoio da escola. A gestora da instituição, Ivone Sousa, destacou sobre o esforço que Matheus e a professora tiveram ao longo dos meses. “Parabenizo o Matheus por todo o esforço e a professora Maria Veneranda pela disponibilidade. Ambos foram dedicados em desempenhar um bom trabalho e vemos um resultado positivo de todo empenho”, reconheceu Ivone.

 

O Jovem Senador ocorre de 25 a 30 de novembro, em Brasília. O Programa Senado Jovem Brasileiro tem o apoio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e parcerias com o MEC (Ministério da Educação) e Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

 

COMO PARTICIPAR – Para participar do Jovem Senador, os estudantes devem elaborar uma redação de 20 a 30 linhas. Além disso, devem estar matriculados nas escolas da rede estadual na modalidade de Ensino Médio, Técnico ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) e ter no máximo 19 anos.

 

Para ser escolhida a redação, os participantes passam por três etapas: a primeira é a seleção e inscrição pela escola. A Segunda etapa é a seleção nos estados e Distrito Federal e a terceira é a seleção e classificação no Senado Federal.

 

“Esse tema é de grande relevância, pois o estudante faz uma reflexão sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de praticar a escrita e leitura para criar a redação”, explicou Leandra Teixeira, assessora pedagógica do DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed.

 

Os autores das 27 melhores redações, um por Unidade da Federação, serão automaticamente selecionados para vivenciar em Brasília o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos senadores da República. “Esses estudantes tomarão posse e, acompanhados dos professores orientadores, passarão uma semana em Brasília atuando como senadores”, disse Leandra.