Alguns minutos dentro do mar, na praia Stella Maris, em Lauro de Freitas (BA) e o banhista retorna com partes do seu corpo com manchas pretas. Assim tem sido nas últimas semanas desde que um óleo de origem desconhecida invadiu diversas praias em todo o litoral nordestino.
Sensibilizada com o grave problema ambiental, a Federação Universitária de Roraima (Fuer) organizou uma ação ambiental com os atletas roraimenses que, de 21 a 28 de outubro, disputam os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A atividade ocorreu no fim de tarde dessa quarta-feira (24-10).
Durante a ação houve distribuição de luvas para os turistas e a coleta do óleo encontrado na areia. O material foi encontrado logo nos primeiros minutos de ação dos esportistas.
A presidente da Fuer e diretora de responsabilidade social da CBDU, Elaine Morellato, explica que o objetivo da atividade foi despertar no público universitário a preocupação com o meio ambiente e que o mesmo atue como replicador de ideias.
“Por vivermos na Amazônia temos ainda mais o senso que não apenas a nossa região precisa ser preservada, mas também as riquezas que temos no mar. Então sabemos o quão importante é desenvolver ações como esta”, explicou a presidente.
Monique Lima, da natação, foi uma das participantes da ação ambiental. Mesmo antes da atividade de conscientização e coleta, a jovem preferiu não entrar na água.
“É muito triste visitar a Bahia e a praia estar deste jeito; vermos a natureza sendo prejudicada por ações que nem sabemos quem foi o responsável”, lamentou a estudante.