Abertas inscrições de curso para enfermeiros e técnicos sobre assistência ao idoso e diabéticos

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil é de 33.307 milhões de pessoas, cerca de 15,9% da população brasileira. E esse número só vai crescer cada vez mais. Segundo o próprio IBGE, em 25 anos a população de idosos no país será maior que a de crianças e adolescentes.

Mudanças como essa obrigam governos e o mercado de trabalho a se adaptarem a essa nova realidade. Ao mesmo tempo que vai crescer o número de pessoas com mais de 60 anos na ativa, ainda trabalhando, surgem também novas oportunidades de trabalho para quem queira, por exemplo, se dedicar aos cuidados com idosos.

O cuidador de idosos é uma carreira promissora e é uma das ocupações que mais cresce no Brasil. E pensando nesse mercado, os cursos de capacitação nessa área também não param de surgir. O mais recente em Roraima será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e as inscrições já estão abertas.

Na verdade, o Senac vai oferecer duas capacitações aos profissionais da área de saúde, interessados em trabalhar com idosos. O primeiro, Assistência de enfermagem ao idoso, vai acontecer no período de 14 a 29 de novembro, no horário das 18h30 as 22h30. Em dezembro, acontece o segundo que é voltado para a Assistência na Atenção ao usuário com diabetes, marcado para o período de 2 a 13 de dezembro.
Valkíria do Rêgo Silva, instrutora dos cursos de saúde do Senac, explica que o público-alvo dos cursos são os profissionais da enfermagem e técnicos. “Com essa nova demanda que o contexto atual da população oferece, é necessário que os profissionais da saúde se adequem a essa necessidade. Como o enfermeiro e o técnico de enfermagem são profissões relacionadas ao cuidado, ao estar 24 horas com o paciente, ao lado da cama, eles são os profissionais para prestarem cuidados como banho, curativo, alimentação, esses cuidados mais comuns”, completa.

Ainda de acordo com a instrutora, durante a capacitação os profissionais vão abordar o conhecimento sobre o envelhecimento natural, “como algo que deve ser encarado como prazeroso e pode ser vivido de forma sadia”. “E o enfermeiro e o técnico estão aí só para auxiliar a vivência dessa fase, e torná-la mais prazerosa em si e com qualidade”, ressalta.

O conteúdo inclui também os tipos de medicamentos utilizados pelos idosos, e os perigos do uso excessivo de remédio pelo idoso; os agravos mais comuns nos idosos, hipertensão, diabetes, Alzheimer; bem como o estímulo à independência e autonomia do idoso em suas atividades diárias; assistência de enfermagem em saúde mental, fisioterapia na promoção da qualidade de vida e prevenção de acidentes domésticos. “O foco é na promoção de saúde do idoso. E a ideia é estimular os cuidados em casa para prevenir quedas, acidentes domésticos, fortalecer a musculatura do idoso, melhorar a imunidade, a alimentação. Não é pensar somente quando a doença aparecer. Na verdade, o correto é evitar que a doença apareça”, destaca.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, os interessados podem agendar sua vaga pelo telefone. Mas para confirmar a matrícula, precisa ir pessoalmente ao Senac São Francisco para entregar a documentação. Os telefones para contato são 2121-1901 / 3626-8434. O investimento é de R$225,00 para cada curso. O valor pode ser parcelado em 5 vezes.