Geysa Buarque soube desde criança o que queria fazer na vida adulta: empreender. Por isso, ainda na escola, ela vendia doces, depois comidas natalinas no final do ano e também montava cestas de café da manhã. O amor pela gastronomia sempre esteve presente em cada novo negócio que iniciava.
Até que aos 26 anos resolveu montar sua primeira loja física, a Sonhos da Vovó. O nome vem desde a época em que ela já fornecia bolos e docinhos por encomenda. “Sempre estive voltada para a gastronomia. Sempre foi meu objetivo. Tentei Odontologia, mas não era meu lugar”, disse.
Depois de se formar justamente em Gastronomia em Manaus, no Amazonas, Geysa resolveu vir para Boa Vista, e deu início ao trabalho com docinhos para festas, inicialmente, vendidos apenas para conhecidos e amigos da família. “As encomendas foram crescendo e vimos a necessidade de expandir. Foi então que surgiu a necessidade de abrir a loja física”, conta.
O atual negócio é também a realização de um sonho familiar. O nome Sonhos da Vovó é em homenagem à avó. “Ela cozinha muito bem, sempre me passou seus conhecimentos e sempre acreditou no ramo que eu quis seguir, me apoiou. Ela teve uma empresa com o mesmo nome no Ceará a alguns anos, fazia biscoitos em casa e foi comercializando. Em pouco tempo, ela estava em quase todas as redes de supermercado da cidade, trabalhava quase sozinha, na época eu era criança. Mas teve que fechar por problemas de saúde. Então o nome ficou em homenagem a ela”, relembrou.
Para Geysa, a loja física passará mais credibilidade. “Nossa nova proposta é um local para tomar café da manhã ou lanche da tarde, e que faça voltar a infância e lembrar da comidinha da vovó. Temos essas opções”, disse.
A sugestão da casa?! “Nossos docinhos gourmet e nossos bolos sempre fresquinhos na vitrine”, aponta Geysa.
Texto: Élissan Paula Rodrigues