Com o tema “Fronteira Educativa Ensino e Aprendizagem na Perspectiva Bilíngue”, o Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, localizado no município de Bonfim, realiza nesta quinta e sexta-feira (07 e 08) o VIII Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil e Guiana. O evento ocorre das 08h às 21h.
O objetivo do projeto é realizar ações educativas junto à comunidade escolar das instituições de Ensino Fundamental e Médio nas cidades situadas na fronteira entre a República Federativa do Brasil e a República Cooperativista da Guiana.
“É uma maneira de promover o contato entre os estudantes de ambos os lados da fronteira, com os pesquisadores e professores universitários, além de realizar a divulgação científica despertando o interesse pela ciência e incentivar trocas de conhecimentos entre os países fronteiriços”, explicou o coordenador do projeto, professor Paulo Ricardo de Andrade.
Durante o projeto, serão realizadas oficinas, palestras, rodas de conversas, exposições temáticas e demonstração de experimentos de baixo custo nas áreas de química, biologia e física e apresentações culturais.
O Projeto conta com a participação de pesquisadores, professores universitários, acadêmicos e palestrantes de instituições de ensino superior, como a UFRR (Universidade Federal de Roraima), UFAM (Universidade Federal do Amazonas), IFRR (Instituto Federal de Roraima – Campus Bonfim), entre outras.
Além do Colégio Militarizado Aldébaro José Alcântara, participarão do intercâmbio as escolas Saint Ignatius Secondary School, da Guiana, e Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva.
O IIEFBG (Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana) é realizado desde o ano de 2012, contando com a presença de professores universitários, pesquisadores e divulgadores científicos, de Roraima e de outros Estados da Federação.
—
ASCOM/SEED
Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação e Desporto – SEED