Os interessados na EJA (Educação de Jovens e Adultos) que não conseguiram vagas nas escolas no período regular de matrículas, que encerrou no último dia 17 de janeiro, podem se dirigir a Central de Matrículas, que funciona no horário das 8h às 13h.
A Central atenderá até o dia 24 de janeiro, na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada na Rua Cecícila Brasil, 1506, Centro. As matrículas para a EJA ocorreram em três etapas distintas. A Central de Matrículas é a terceira etapa, onde os interessados devem comparecer munidos dos documentos pessoais.
“Essa é mais uma oportunidade para as pessoas que por algum motivo, não conseguiram se matricular nas escolas da rede no período das matrículas novas”, explicou a chefe da DIEJA (Divisão de Educação de Jovens e Adultos), da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Rosangela Viana.
A primeira etapa das matrículas foi à Rematrícula Automática, que é o ato de confirmação de permanência do aluno na unidade escolar e se deu automaticamente nos termos da Lei N° 1.101 de 13 de setembro de 2016. Os estudantes da Rematrícula Automática tiveram apenas que confirmar a permanência na escola frequentada em 2019 e atualizar os dados cadastrais.
A segunda etapa foi o período de Matrículas Novas, que ocorreu de 13 a 17 de janeiro, nas secretarias das escolas da rede estadual, que ofertam a etapa de ensino.
De acordo com o Calendário Escolar, o inicio do Ano Letivo 2020 está programado para o dia 30 de janeiro, com carga horária de 400 horas, distribuídas em, no mínimo 100 dias letivos para cada ano/série.
DOCUMENTOS
Para se matricular na EJA é necessário que o estudante tenha idade mínima de 15 anos completos para cursar o Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos completos para cursar o Ensino Médio.
Para efetivar a matrícula é necessária a apresentação da Transferência (se for o caso), Declaração, Certidão ou outro similar, Registro Civil ou Cédula de Identidade, CPF, Cartão de Vacina Atualizado e duas fotos 3×4.
ESCOLAS QUE OFERTAM A EJA
Atualmente, 18 Escolas Estaduais ofertam a Educação de Jovens e Adultos, sendo sete para o Ensino Fundamental e 14 para o Ensino Médio. Ensino Fundamental: Fagundes Varela, Professora Maria das Neves Rezende, Lobo D’Almada, Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva, Professor Antonio Ferreira de Souza e os Colégios Estaduais Militarizados Professora Maria de Lourdes Neves e Professora Conceição Costa e Silva.
Ensino Médio: Fagundes Varela, Caranã (atualmente funcionando na Escola Fernando Granjeiro), Monteiro Lobato, Professor Carlo Casadio, Professora Maria das Neves Rezende, Professor Voltarie Pinto Ribeiro, Maria Sônia de Brito Oliva, Professor Antonio Carlos da Silva Natalino, Senador Hélio da Costa Campos e Camilo Dias e os Colégios Estaduais Militarizados Luiz Ribeiro de Lima, Professora Maria dos Prazeres Mota, Professor Jaceguai Reis Cunha e Professora Conceição Costa e Silva.