Aliar a educação com a preservação do meio ambiente e formar disseminadores das práticas de sustentabilidade, essa é a proposta que o VII IF Comunidade do Campus Amajari traz com a Trilha na Fazendinha, voltada aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Iêda da Silva Amorim. O evento ocorre das 8h às 10h30, no dia 1.º de setembro, na sede do campus.
Para garantir o aprendizado, as crianças vão participar de oficinas de materiais recicláveis, teatro e música com professores e técnicos do CAM. A trilha terá o passeio em áreas da escola que servem de laboratórios para os estudantes dos cursos técnicos, como a do plantio de abacaxi, a da colheita de milho e a da alimentação das aves, além de visita ao aprisco (caprinos e ovinos) e ao chiqueirinho.
De acordo com o técnico audiovisual da unidade, Ramon Queiroz, pelo fato de o CAM ser uma escola agrícola, a Trilha na Fazendinha também pode ser considerada uma estratégia de comunicação do IFRR para apresentar o funcionamento do campus para futuros alunos. “Com seis anos de funcionamento, o Campus Amajari atende alunos de várias comunidades indígenas, de municípios do entorno e até de países vizinhos, como a Venezuela”, disse.
Na parte da tarde, serão realizadas oficinas paralelas com duas horas de duração cada, com início às 14h30. Nesta sétima edição do IF Comunidade, que tem como objetivo aproximar o IFRR da comunidade, o tema é “Tecnologias Sociais: alternativas aplicáveis ao produtor rural”.
Fonte: Ascom IFRR/CCS/CAM